Previous
Next
Previous
Next

Procon Uberaba lança Semana do Consumidor 2022 com retrospectiva nas redes sociais

Compartilhe este post

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi comemorado, oficialmente, pela primeira vez, em 15 de março de 1983, no entanto os direitos de todos os consumidores já haviam sido reconhecidos em 15 de março de 1962, em discurso do então presidente dos EUA, John Kennedy. Em sua fala, ele salientou o direito à segurança, o direito de ser informado, de escolher e de ser ouvido.

Com essa retrospectiva, a Fundação Procon de Uberaba, criada em 1994, lança a Semana do Consumidor 2022 em suas redes sociais. As atividades estão programadas para ocorrer entre 14 e 18 de março, com palestras, ações de fiscalização e orientação no Centro de Uberaba, e em áreas comerciais como a Avenida Prudente de Morais e Avenida Hamid Mauad, além da divulgação de conteúdo orientativo nos meios de comunicação.

O presidente do Procon, Anderson Romero de Freitas, destacou que o dia 15 de março, em que se comemora o Dia Internacional do Consumidor, é um momento de reflexão.

“Na qualidade de instituição que busca o equilíbrio e harmonia nas relações de consumo, a Fundação Procon de Uberaba chama a atenção para o momento específico que passamos e para a necessidade de consumidores e fornecedores discutirem o consumo consciente, responsabilidade para exercer nossos direitos e deveres e as dificuldades e desafios impostos pela pandemia”, pontuou.

Palestras – A abertura das atividades será na segunda-feira (14), com palestra do professor Gustavo Fernandes, titular do Curso de Direito da Universidade de Uberaba, pós-graduando em Docência no Ensino Superior pela Universidade de Uberaba. A palestra sobre “A consolidação dos direitos do consumidor e as suas garantias” será ministrada no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura, a partir das 9h30. O evento é gratuito e aberto ao público, conforme a disponibilidade de espaço, observando todas as regras de segurança em decorrência da pandemia de Covid-19.

A segunda palestra da Semana é em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), na quinta-feira (17), com Edson Menhô, consultor e instrutor do Sebrae nas áreas de Marketing e Vendas, Produção, Finanças, Gestão de Pessoas e Gestão Organizacional e Planejamento. Ele irá falar sobre “Arquitetura de escolhas; Conceitos de endividamento e Superendividamento; O poder dos Juros; Passo a passo para realizar o diagnóstico financeiro e a importância do planejamento; Novos hábitos, novas atitudes para a família e para a empresa”, no anfiteatro da Aciu, a partir das 10h.

Confira outras notícias: