Previous
Next
Previous
Next

Programa UAI Compartilha chega a mais cinco novos municípios

Compartilhe este post

Campo Florido, Ouro Verde de Minas, Engenheiro Navarro, Cássia e Porteirinha assinaram convênio. Mais de 230 mil pessoas serão beneficiadas

Governo de Minas expande o programa UAI Compartilha para cinco novos municípios. As cidades de Campo Florido (Triângulo), Ouro Verde de Minas (Jequitinhonha/Mucuri), Engenheiro Navarro e Porteirinha (Norte de Minas), além de Cássia (Sudoeste) aderiram à iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) para implementação de uma central de atendimento com disponibilidade de serviços públicos, nos moldes das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Mais de 230 mil pessoas serão beneficiadas com serviços como emissão de documentos, licenciamento de veículos, solicitação de seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros.

Por meio do UAI Compartilha, a Seplag-MG fornece todas as orientações e expertise necessárias ao município para implementação e manutenção de uma central de atendimento, como sistema de funcionamento e gerenciamento de filas, além de fazer a articulação com os órgãos responsáveis pelos serviços para disponibilização de atendimento no local.  O município, por outro lado, assume os custos com implantação e custeio da unidade. 

“A ampliação do programa UAI Compartilha é um dos resultados dos esforços do Governo de Minas para garantir o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. Em Porteirinha, no norte de Minas, e Cássia, no Sudoeste do estado, por exemplo, serão mais de 119 mil pessoas beneficiadas nos municípios e cidades próximas”, reforça o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

Para a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Seplag-MG, Laura Reis, o principal beneficiado será o cidadão. “O modelo de atendimento das UAIs é uma oportunidade de expandir a prestação dos serviços públicos, facilitando o acesso da população mineira a eles de forma padronizada e com qualidade”, ressalta

O UAI Compartilha foi lançado pelo Governo de Minas em 2019 e faz parte do Programa Estratégico Minas Atende. A primeira unidade do UAI Compartilha foi inaugurada em Leopoldina, na Zona da Mata, em dezembro de 2021, e a Seplag-MG possui convênios assinados com outros 16 municípios. Além disso, mais 28 cidades também já realizaram peticionamento para adesão ao programa.

Municípios

O prefeito de Campo Florido, Renato Soares de Freitas, comemora a assinatura do convênio: “Estamos com grande expectativa para a inauguração da Unidade de Atendimento Integrado, pois sabemos que a instalação em nosso município irá trazer um novo modelo de atendimento e mais facilidade para os cidadãos campo-floridenses e, também, da região”.

Já o prefeito de Ouro Verde de Minas, Marcelo Adriano Xavier de Vasconcelos, destaca que, com uma Unidade de Atendimento Integrado, o município terá mais autonomia para atender à população. “O programa possibilitará aos cidadãos a comodidade de usufruir de serviços essenciais sem a necessidade de deslocamento ao posto mais próximo, localizado em Teófilo Otoni”, declara.

Ouro Verde de Minas possui 5.895 habitantes e a UAI irá beneficiar 24.249 pessoas. Em Engenheiro Navarro, serão cerca de 63 mil pessoas beneficiadas.

“A UAI vem para ampliar o ciclo de desenvolvimento que, claro, não será apenas da nossa cidade. Os moradores de Bocaiúva, Francisco Dumont, Joaquim Felício e Buenópolis, por exemplo, não precisarão ir até Montes Claros para realizar serviços como prova do Detran-MG, emissão de documentos e muito mais. Isso é resultado do trabalho sério de todos”, diz o prefeito de Engenheiro Navarro, Hugo Felipe de Almeida Silva.

Convênios

Os convênios de Campo Florido, Ouro Verde de Minas, Engenheiro Navarro, Cássia e Porteirinha, firmados entre fevereiro e março deste ano, têm vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogados.

Os municípios interessados em implantar uma central de atendimento no mesmo modelo de gestão das UAIs devem realizar o peticionamento eletrônico, por meio do Sistema Eletrônic o de Informações (Sei!MG). Saiba mais aqui. Outras informações estão disponíveis no Portal MG (www.mg.gov.br).

Confira outras notícias: