Previous
Next

Projeto prevê revitalizações em Peirópolis

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Em breve, a comunidade de Peirópolis vai conhecer o projeto de revitalização proposto pela equipe da Secretaria de Planejamento (Seplan) e apresentado à equipe técnica do Governo Municipal na última quarta-feira. “São intervenções importantes no sentido de trazer mais conforto e segurança para moradores, frequentadores e turistas daquele Geossítio”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Rui Ramos.

Segundo a prefeita Elisa Araújo, a equipe da Secretaria de Planejamento teve a sensibilidade de preservar as características bucólicas de Peirópolis, com simplicidade e beleza. “Espero que a comunidade goste, pois vamos apresentá-lo aos moradores e comerciantes”, disse. Ela observou que o turismo regional vai ser muito importante nessa retomada econômica, e cabe ao Poder Público encontrar meios e parceiros para que possa fomentar cada vez mais esse setor.

Rui Ramos observou que as modificações vêm sendo trabalhadas há algum tempo para conseguir esse grau de excelência. Além da revitalização, o novo projeto vem trazer soluções para a capacidade do estacionamento que será ampliado, tanto para veículos de passeio quanto para os ônibus de turistas. Como o novo espaço será logo no início do bairro, as áreas internas ficarão mais liberadas de tráfego, fazendo com que melhore para a circulação de pedestres. Serão cerca de 890m² de estacionamento com 40 vagas.

Outra questão séria em Peirópolis, que também será abrangida, é a construção de calçamento para que os pedestres não precisem se arriscar andando no meio da rua. “Agora temos que colocar esse projeto em execução”, sentenciou.

O projeto, orçado em R$ 1 milhão 156 mil, foi apresentado pelo arquiteto da equipe da Seplan Gabriel Felipe Morais, e mostra ainda que as instalações sanitárias serão ampliadas, bem como promovidas melhorias para todo o entorno da Casa do Turista com praças, áreas verdes, instalação, estrutura com brinquedos infantis, pergolados, bicicletário.

Outra intervenção será em relação ao Museu dos Dinossauros, que compreende uma área verde muito bonita, criando acessibilidade. Além disso, haverá revitalização da área em volta tanto da Casa de Doces quanto do Restaurante, cuja cozinha também será ampliada. Os dois edifícios, localizados lado a lado, receberão piso nivelado no seu interior, dando acesso a novos decks externos revestidos, “fazendo uma leitura única e valorizando o espaço público”, conforme explicou o superintendente de Planejamento Urbano da Seplan, Luiz Mário Molinar Neto.

“O potencial turístico e cultural de Peirópolis é gigantesco e sabemos que tudo o que fizermos em melhorias teremos retorno certo em razão do ponto fantástico que representa aquele lugar. É um remédio que tomamos direto na veia”, observou o presidente da Fundação Cultural, Cássio Facure.

O presidente da Câmara Municipal, Ismar Marão, também participou da reunião. Ele gostou muito do projeto e considera essas intervenções importantíssimas para garantir maior conforto para frequentadores e moradores de Peirópolis.

Também estiveram presentes na reunião o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Carlos Delfino Pereira; a diretora de Turismo da Sedec, Maria Aparecida Basílio; o secretário adjunto da Semam, Vinícius Arcanjo da Silva e o chefe de Gabinete da prefeita, Caio Presotto.

Confira outras notícias: