Trabalho fundamental para que a educação não parasse em meio à pandemia pelo novo coronavírus, o projeto TV Câmara, que levou a sala de aula até a casa dos alunos da rede municipal de ensino, chega ao final de 2021 com um saldo positivo.
Ao longo dos últimos dois anos, foram gravadas 815 aulas, que chegaram aos estudantes por meio de transmissões pelo canal 4.3 (TV Câmara) e YouTube da Secretaria de Educação de Uberaba (Semed). Um relatório completo, com detalhamento do projeto, foi entregue à secretária de Educação, Sidnéia Zafalon.
Coordenado pelas diretoras Edna Maria Chimango dos Santos (EM Professor Anísio Teixeira) e Roberta Domingues Rosa Silva (EM Gastão Mesquita Filho), o projeto contemplou alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Foram exibidos, nada menos do que 15.452’93” de aulas, no período.
As coordenadoras lembram que a pandemia do novo coronavírus trouxe um cenário desafiador aos profissionais da educação e, por consequência, questionamentos, entre eles, como levar conhecimento aos alunos? Como fazer para que meu aluno sinta que estou próximo a ele? Como manter meu aluno motivado e engajado pela escola?
Sidnéia destacou que das respostas a essas perguntas surgiu o projeto TV Câmara, cuja execução contou com o apoio primordial do Legislativo de Uberaba. Ela lembrou que as aulas foram gravadas em parceria com a Casa de Leis, por meio de recursos de estúdio e cinegrafistas, além de serem transmitidas pelo canal 4.3.
O projeto também originou o artigo intitulado “Arte de inovar: construção de conhecimento pelo encantamento do aluno – experiência na rede municipal de Uberaba”, apresentado no II Congresso Brasileiro de Educação Integral e IV Seminário Mineiro de Educação Integral, em agosto de 2021. O trabalho é assinado por Roberta e a professora Iara Pereira Sales (Escola Municipal Professor Anísio Teixeira).
De acordo com elas, a gravação e disponibilização de aulas lúdicas e encantadoras proporcionaram aos alunos e professores da rede uma experiência recompensadora, no sentido de que foi possível observar o entusiasmo e empolgação dos estudantes ao assistirem às aulas, reconhecerem seus mestres e realizarem as atividades propostas.