Desde o início desta semana, dez escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de ensino estão ofertando o projeto Tempo Integral – Criança na Escola. Nada menos do que 800 alunos do 1º e 2º ano estão sendo beneficiados.
Objetivo da Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) é promover o resgate das defasagens de aprendizagem dos alunos, nas áreas de português e matemática, explicou a diretora de Ensino da Pasta, Luciana Cruvinel.
Inicialmente, o projeto está sendo ofertado nas escolas municipais Adolfo Bezerra de Menezes, Joubert de Carvalho, Arthur de Melo Teixeira, Gastão Mesquita Filho, Norma Sueli Borges, Professor José Macciotti, Professor Esther Limírio Brigagão, Professora Niza Marquez Guaritá, Reis Junior e Totonho de Morais.
Ao todo, são 28 turmas beneficiadas, informou Luciana. Segundo ela, pela manhã (das 7h às 11h25), as atividades desenvolvidas nas escolas seguem o currículo base comum. Já no turno vespertino (13h às 16h50), os alunos participam de atividades integradoras.
“Na relação de atividades estão a leitura, produção textual, linguagens artísticas, laboratório de matemática, entre outras, que vão auxiliar na recuperação das defasagens dos alunos”, destacou Luciana.
Ela pontuou que, até então, o Tempo Integral visava alcançar crianças em situação de vulnerabilidade social, contudo, em razão da pandemia, a Semed vislumbrou a possibilidade de fazer desse projeto um aliado na recuperação das defasagens.
Conforme a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon, somente agora o projeto foi posto em prática, pois, até então, as unidades escolares estavam numa força-tarefa para um diagnóstico dos alunos e turmas mais descompassadas.
Luciana acrescentou que os professores que atuarão nas atividades integradoras de leitura e produção textual e laboratório de matemática passaram por uma capacitação, ministrada pela assessora pedagógica Rose Mary Dias.