Previous
Next

Representantes do Executivo e Legislativo visitam Instituto de Cegos do Brasil Central

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Nesta sexta-feira (20), a prefeita Elisa Araújo visitou as instalações do Instituto de Cegos do Brasil Central, encontro intermediado e acompanhado pelo vereador Caio Godoi, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, e o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social, Herval Kobayashi.

“A visita ao Instituto de Cegos foi uma experiência interessante. Participamos de uma vivência tátil e a sensação de descoberta dos espaços foi surpreendente. Percorremos as instalações para conhecer o trabalho realizado pela equipe e os equipamentos do local. Vamos trabalhar para atender as demandas do instituto que realiza esse importante trabalho para melhorar a qualidade de vida dos alunos”, afirmou Elisa.

“Hoje tivemos o prazer de receber a prefeita Elisa e sua comitiva numa visita de cortesia, que considero maravilhosa. Tivemos um ótimo diálogo. A prefeita é uma mulher de diálogo, ouviu todas as nossas reivindicações, as nossas angústias e saiu daqui, como disse ela, com a tarefa de casa, a missão de ajudar e amparar a instituição, de ser grande parceira, como a gente solicitou”, pontuou o diretor presidente do ICBC, Felício Costa.

“Sei que eles atendem não só Uberaba, mas toda a região, e foi uma grata surpresa. É um trabalho maravilhoso que temos que apoiar, não só a prefeita, mas todas as secretarias, nesse projeto”, afirmou Rui Ramos.

O Instituto de Cegos do Brasil Central foi fundado em 25 de agosto de 1942 e, dentre outras atividades, oferece serviço de habilitação e reabilitação visual para pessoas cegas e com baixa visão. Atualmente, atende cerca de 226 pessoas/mês entre crianças, adolescentes e adultos, distribuídos numa faixa etária que varia de três meses a 80 anos. Além destes atendimentos diretos, o ICBC auxilia as famílias dos atendidos, em sua quase totalidade de baixa renda.

A instituição oferece aos assistidos e à comunidade produção em Braille; apoio didático pedagógico; avaliação funcional da visão; estimulação visual; estimulação essencial; estimulação sensorial; orientação e mobilidade; mapa mental; atividade de vida diária e informática adaptada.

O ICBC conta em seu quadro de colaboradores: assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapia ocupacional, nutricionista, educadores, educadores de apoio, supervisora pedagógica, oftalmologista, departamentos de RH, administrativo, financeiro, coordenadoria da saúde, cozinheira, limpeza, e uma Diretoria Executiva e Conselhos Fiscal e Consultivo.

A prefeita foi recebida pela equipe do ICBC: Marco Abdalla, diretor financeiro; Claudia Maia, conselheira fiscal; Célia Rodrigues, assistente social; Marcelo Maluf, assessor de Comunicação; Marisa Nunes Gonçalves, professora responsável pelo Núcleo Braille (Passeio guiado pelo ICBC) e Lilian Rodrigues, professora.

Confira outras notícias: