Previous
Next

Rio Uberaba fecha janeiro com vazão média de 7.540 litros por segundo

Compartilhe este post

Os dados consolidados na Estação de Captação da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) apontam que o rio Uberaba fechou o mês de janeiro com uma vazão média de 7.540 litros por segundo. O pico da vazão ocorreu no dia 8 de janeiro, quando o rio atingiu um volume de 21.230 litros/segundo.

O índice é superior ao mês de janeiro do ano passado, quando a vazão média foi de 4.430 litros/segundo, e representa mais do dobro do registrado em dezembro de 2021, que teve vazão média de 3.400 litros/segundo.

A vazão é resultado das chuvas constantes em janeiro, que atingiram 338,8 mm, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O período registrou o dobro de chuva em relação ao ano passado, quando a precipitação em janeiro de 2021 ficou em 167,2 mm. Já no último mês, dezembro de 2021, o volume acumulado foi de 167,8 mm.

“O volume de chuvas de janeiro, e também o que estamos presenciando nos primeiros dias de fevereiro, é importante para a recuperação do manancial subterrâneo. Esta chuva vai se infiltrando no solo e eleva nossas expectativas quanto a uma boa reposição do lençol freático do rio Uberaba, que ficou em condições críticas por causa do longo período de estiagem vivenciado em toda a região no ano passado”, comentou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

Confira outras notícias: