A Secretaria do Agronegócio, em parceria com o Jockey Park, está beneficiando pequenos produtores e horticultores do município de Uberaba com doação de esterco de equinos.
De acordo com o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, a ação parceira entre as duas instituições começou neste mês, com 30 produtores beneficiados até agora. Ele explicou que o estrume de cavalo, misturado à palha de arroz, é oriundo das baias existentes no Jockey Park. “Em reunião com a diretoria do clube foi aprovada a cessão dos resíduos, que assim contempla dois objetivos: evita acúmulo de esterco no local e beneficia a Agricultura Familiar,” ressaltou.
Agnaldo destacou que a ideia com esta parceria, assim como o projeto Compostagem, é de beneficiar o pequeno produtor, no que for possível, para a recuperação do solo em sua propriedade. “O esterco ajuda a manter a umidade da terra, assim como freia a proliferação de ervas daninhas,” disse o secretário acrescentando que a medida reduz gastos dos horticultores e contribui para o aumento da produtividade em sua horta ou pequena lavoura, o que refletirá no fortalecimento do comércio dentro da Ceasa.
O secretário informou que a Agronegócio segue cadastrando interessados em ser contemplados com o esterco de equinos. “Basta o produtor ligar na Sagri pelo 3318-0443 e preencher ficha com nome, CPF, endereço para entrega e telefone para contato. Uma nova distribuição do resíduo será feita ainda em outubro.”
Aliás, Agnaldo Silva adianta também que uma segunda remessa de composto orgânico, resultado de folhas e galhos triturados pelo serviço de poda da Prefeitura, será distribuída entre produtores interessados, no princípio de dezembro.