A Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri) promoverá, no dia 19 de outubro, o 1º Seminário Técnico de Apicultura e Meliponicultura de Uberaba. O evento, na modalidade on-line, tem como parceiras as Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) e a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa/MG).
De acordo com Matheus Alves, chefe da Seção de Desenvolvimento Rural da Sagri, o seminário será transmitido pelo canal do YouTube, sendo que as inscrições poderão ser feitas até minutos antes do início do evento. Ele ressaltou que a proposta é debater a apicultura na região, potencial e mercado e, ao mesmo tempo, tratar também da meliponicultura que é a criação de abelhas sem ferrão, fato crescente nas últimas décadas.
O dirigente ressaltou que o objetivo do Seminário de Apicultura, cuja abertura caberá à prefeita Elisa Araújo, é demonstrar aos agricultores familiares mais uma atividade rentável para desenvolverem em suas propriedades.
“Sem dúvida, a produção de mel, geleia real e própolis, muito contribui para que o pequeno produtor agregue valores em seus investimentos”, enfatizou ele.
O secretário do Agronegócio, José Geraldo Celani, salientou que Uberaba dispõe de várias regiões com forte potencial para a apicultura, como as matas e o próprio cerrado. Segundo ele, Uberaba já tem vários apicultores, porém, há espaços para muitos outros, o que materializando-se poderá tornar o Município referência em produção de mel. O secretário aproveitou para colocar os técnicos da Sagri à disposição dos interessados em investir no ramo apícola.
A programação para o seminário, já definida, terá os seguintes temas e palestrantes:
- “Panorama atual da Apicultura e Melinocultura em Minas Gerais” – Rubens Marcelo de Castro – professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas
- “Doenças e Intoxicações” – Professor Osmar Palaspina – Unesp Rio Claro/SP
- “Manejo Produtivo” – Professora Renata Trevisan/Fazu Uberaba/MG
- “Comercialização de Mel e Derivados” – Gustavo Martins Delfim/empresa Mel do Brasil
Após as palestras, será aberto espaço para perguntas e esclarecimentos. Para encerrar o seminário falará o secretário municipal do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani.
O link para inscrições é Fazu – Faculdades Associadas de Uberaba app.fazu.br
https://app.fazu.br/online/academico/php/inscricao.php?palestra=1829