Empresas que reivindicam a reativação de ramal ferroviário no Distrito Industrial 2 voltaram a se reunir com o secretário do Agronegócio, José Geraldo Celani, nesta semana, no armazém graneleiro da Certrim. Os empresários e o Governo Municipal entendem que a força do agronegócio regional, com significativas produções de cana, soja, café e milho, além de contêineres do porto seco, são justificativas fortes para implantação de um terminal de transbordo naquele DI.
A novidade deste terceiro encontro do grupo, conta o titular da Sagri, foi a inclusão da Emater no projeto. Também participaram da reunião, representantes do Armazém Atlas, que apresentou a proposta em novembro passado, Certrim, Spasso Armazéns e Estação Aduaneira do Interior (Eadi). Segundo Celani, como a Emater é um órgão estadual, a proposta é de que ela faça um amplo levantamento das potencialidades produtivas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. “Entendemos que o modal no DI 2 possa ser adaptado para embarcar açúcar, sendo Uberaba o maior produtor de cana no país, além de outras mercadorias”, destacou o secretário.
O gerente Regional da Emater, Wilson Marajó Fernandes, entende que esta somatória de forças é fundamental no êxito do projeto. “Desde já, começamos a levantar todo o volume da produção regional no tocante à cana-de-açúcar, soja, milho e café. Vamos contar com o auxílio de gerentes regionais da Emater em outras praças, assim como o apoio em informações da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig)”, disse. Ele enfatizou ainda, que os números do Triângulo e Alto Paranaíba capacitarão Uberaba no pleito e na viabilidade deste empreendimento.
Ao projeto das potencialidades do Triângulo, disse o gerente Operacional da Certrim, Lúcio Borges, será acrescido o da capacidade estática de armazenamento de grãos no DI 2, algo em torno de 320 mil toneladas e o crescente movimento de contêineres na Eadi de Uberaba. “Apresentaremos também um projeto objetivo do traçado a ser reativado, cerca de 5 mil metros de linha férrea”, destacou Lúcio. Ele informou que, no entender do grupo, o percurso da antiga linha continua preservado.
Com o documento pronto, José Geraldo Celani ressaltou que a ideia é de entregá-lo ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, seja em visita pré-agendada para Uberaba ou mesmo em Brasília. “O que for mais rápido.” O secretário salientou que a porta-voz desta missão será a prefeita Elisa Araújo, que, aliás, tem acompanhado de perto a solicitação do setor para que seja reativado ramal ferroviário no Distrito 2 de Uberaba.