Samu realiza mais de cinco mil atendimentos nos primeiros três meses do ano

Compartilhe este post

Foto: Arquivo

O Serviço Móvel de Urgência (Samu) de Uberaba fez mais de 5 mil atendimentos nos três primeiros meses de 2023. De acordo com relatório , foram 3.578 chamados para causas clínicas, 1.279 para traumas, 283 causas psiquiátricas, 104 pediátricas e 98 obstétricas.

Ainda de acordo com o balanço repassado à Folha Uberaba, a maior parte dos atendimentos foi para o público masculino (2.833), seguido do feminino, com 2.501 registros, e outros 8 não há informação de gênero.

O Samu atende a casos de urgência pelo fone 192, durante 24 horas, todos os dias da semana. O serviço tem como objetivo chegar de forma breve à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte.

Quando chamar o Samu? Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios, intoxicação e envenenamento, queimaduras graves e na ocorrência de maus-tratos; nos trabalhos de parto, em tentativas de suicídio, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito. Também quando houver acidentes/traumas com vítimas, afogamentos, choque elétrico, acidentes com produtos perigosos, suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns). Deve chamar o Samu em casos de agressão por arma de fogo ou arma branca, soterramento, desabamento, crises convulsivas, transferência inter-hospitalar de doentes graves, outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Confira outras notícias: