Equipe do Centro Integrado da Mulher (CIM) iniciou visitação às unidades da rede municipal de saúde para divulgar suas atividades de atenção às mulheres vítimas de violência. A chefe do Departamento de Atenção Básica da SMS, Aline Nayara Afonso Resende Tristão, explicou que essa ação faz parte do projeto Agosto Lilás.
O objetivo, de acordo com Aline, é para sensibilização dos profissionais da saúde, principalmente os agentes comunitários que fazem visitas domiciliares nos territórios, para que conheçam as ações do CIM e passem à população. É a rede de saúde trabalhando em conjunto a rede social de proteção à família. “A intenção é fortalecer o trabalho em rede para referenciar o CIM”, acrescentou ela.
No Centro são prestados serviços de atendimento psicossocial, acolhimento e orientação, encaminhamento para assistência jurídica e órgãos da rede de proteção, além de palestras educacionais. No CIM ainda funciona a Delegacia de Orientação e Proteção à Família, para registro de boletins de ocorrência e solicitação de medidas protetivas ao juiz.
O CIM funciona na rua Luiz Próspero, 242, no Parque das Américas. Mais informações no portal.uberaba.mg.gov.br/mulher.