Previous
Next

Saúde Municipal monitora casos e capacita região para varíola dos macacos

Compartilhe este post

Uberaba tem dois casos suspeitos de varíola dos macacos aguardando análises laboratoriais e outros dois com primeiro exame negativo para a doença, informa a Secretaria Municipal de Saúde. O único caso confirmado até o momento, paciente do sexo masculino, 35 anos, passa bem no isolamento domiciliar. Um contactante dele, também foi notificado ao Estado como suspeito.

De acordo com informações do Departamento de Vigilância Epidemiológica, tanto o paciente diagnosticado com a doença quanto os suspeitos passam bem e seguem com recomendação expressa de isolamento domiciliar até que a doença esteja controlada. As investigações seguem o protocolo definido pelo Ministério da Saúde e repassado ao Município pela Secretaria Estadual de Saúde. Os casos suspeitos são comunicados imediatamente ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs)-MG, que compõe a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, conforme protocolo estabelecido.

Capacitação regional está marcada para sexta-feira (19) sobre a doença para toda a rede municipal de saúde de Uberaba e da Macrorregião Triângulo Sul, sediada em Uberaba e que inclui mais 26 municípios. A capacitação terá explanação e possibilitará que os participantes tirem dúvidas quanto à metodologia de coleta de amostras clínicas dos pacientes e destina-se a integrantes de unidades básicas, de pronto atendimento, laboratórios e instituições hospitalares, sobretudo médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem.

Confira outras notícias: