Previous
Next

Saúde promove capacitação nas arboviroses dengue, zica, chikungunya e febre amarela

Compartilhe este post

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, irá realizar nos dias 1° e 3 de dezembro uma capacitação nas arboviroses dengue, zica, chikungunya e febre amarela. Na quarta-feira (1º), a capacitação será realizada das 8h às 12h, e terá como público-alvo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Secretaria de Saúde.

Já na sexta-feira (3), a capacitação acontecerá em duas turmas sendo uma das 8h30 às 12h e outra das 13h30 às 17h. O intuito será contemplar todos os agentes de endemias do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, de forma separada, para não ter muita aglomeração.

A capacitação acontecerá no anfiteatro do Hospital Regional e será ministrada pela médica infectologista Dra. Danielle Borges Maciel e pelo chefe da Seção de Controle de Zoonoses, Luiz Gustavo Pinheiro Rodrigues.

A chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Larissa Bandeira de Mello Barbosa, que está promovendo a capacitação, aponta a importância de atualizar e reforçar com as equipes sobre a identificação e prevenção das arboviroses, que são doenças recorrentes no Município.

“Estamos atualizando o conhecimento das nossas equipes de forma a alinhar os processos, uma vez que devido à ocorrência da pandemia da Covid-19 e à chegada de novas pessoas na equipe, muitos processos ficam fragmentados. Devido a isso, é de suma importância retomar o conhecimento e construir novos saberes com as equipes de saúde. A troca de experiências, vivências e saberes pode proporcionar a construção de uma educação em saúde e de uma saúde cada vez mais efetiva e qualificada”, destacou Barbosa.

Para o chefe da Seção de Controle de Zoonoses, Luiz Gustavo Pinheiro Rodrigues, essa será uma oportunidade de atualizar a equipe quanto as arboviroses e a circulação dos sorotipos na cidade, com a intenção de agregar conhecimentos e tirar dúvidas, “de forma que todos se tornem comunicadores e difusores de informações dessas doenças endêmicas e zoonóticas”, ressaltou.

Confira outras notícias: