Saúde realiza ação educativa no Dia Mundial Sem Tabaco

Compartilhe este post

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Básica, promoveu ação educativa na manhã desta quarta-feira, 31, na Escola Estadual Nossa Senhora da Abadia, para comemorar o Dia Mundial Sem Tabaco.

A psicóloga Sandra Pimenta ministrou palestra para aproximadamente 100 alunos do Ensino Médio em Tempo Integral. Ela falou sobre emoções e o uso do cigarro para dar vazão aos sentimentos não elaborados.
“Muitas vezes não temos consciência de que não estamos bem emocionalmente e acabamos buscando alternativas não conscientes, sistemas de fuga para um livramento daquele problema ou sentimento, e acabamos criando um complicador para a vida. No caso do cigarro, traz uma série de problemas tanto na saúde psíquica quanto física”, explicou.

Sandra falou também sobre o cigarro eletrônico e seus efeitos, destacando que o uso causa dependência. “O que chamam de vapor não tem nada de vapor de água. É um aerossol com muitas substâncias tóxicas, fazendo mal para quem usa e para quem está do lado”, ressaltou.

Os cigarros eletrônicos expõem o organismo a uma variedade de elementos químicos, como as nanopartículas de metal dos próprios dispositivos, carcinógenos e substâncias citotóxicas gerados com o processo de aquecimento ou vaporização, potencialmente causadores de doenças pulmonares e cardiovasculares. O uso constante e mais intensivo expõe a pessoa a lesões extensas e graves no tecido pulmonar, muitas delas irreversíveis.

A Secretaria de Saúde mantém ações constantes para fumantes que querem deixar o vício. Os interessados podem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para receber orientações sobre os grupos antitabagismo existentes no Município.

O atendimento é gratuito e realizado de forma direcionada a orientar o paciente, com tratamento focado na questão comportamental, ao invés de apenas realizar a dispensação de medicamentos antitabagismo.

As unidades ainda realizam busca ativa, por meio dos Agentes Comunitários de Saúde, e orientação com psicólogos para avaliação com o intuito de promover a triagem do paciente para o atendimento em grupo ou individual.

Confira outras notícias: