Secretaria de Desenvolvimento Social tem programação de conscientização sobre o autismo

Compartilhe este post

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), por meio da Seção de Apoio à Pessoa com Deficiência, promove nesta sexta-feira (1º) e sábado (2) ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril.

Na manhã de sexta-feira, das 8h às 9h30, está marcada panfletagem na Rua Lauro Borges, endereço da sede da Secretaria. A ação será nas esquinas com as ruas Segismundo Mendes e Artur Machado.

Será distribuído material impresso com a definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA), principais características e a importância do tratamento precoce e também orientações sobre como solicitar a emissão da carteira de identificação do autista. Esse documento visa garantir o atendimento prioritário em espaços públicos e privados para pessoas com TEA.

A carteira de identificação é expedida gratuitamente pela Secretaria de Desenvolvimento Social. No sábado, haverá cadastro para emissão do documento, durante o evento Colmeia Azul, promovido pela ONDA-Autismo (Organização Neurodiversa pelos Direitos do Autista) e grupo de acolhimento Unidos pelo Autismo.

O interessado deve comparecer ao Sindicato dos Bancários de Uberaba, na Rua Governador Valadares, 450 – Fabrício, das 14h às 17h, portando os documentos abaixo:

RG e CPG do identificado e do responsável legal;
Comprovante de endereço atualizado do identificado;
Duas fotos 3×4 do identificado;
Atestado médico emitido por profissional especialista em neurologia ou psiquiatria.
TEA

O Transtorno do Espectro Autista se refere a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, e por uma gama estreita de interesses e atividades que são únicas para o indivíduo e realizadas de forma repetitiva.

O TEA começa na infância e tende a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, as condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida.

Confira outras notícias: