Previous
Next

Secretaria de Saúde trabalha para ampliar a cobertura vacinal da BCG em Uberaba

Compartilhe este post

O Governo Municipal está conseguindo ampliar a capacidade de aplicação da vacina BCG em Uberaba. O Município, que hoje tem mais de 40 salas de vacina, possuía 9 enfermeiros com formação para aplicar o imunizante. Diante deste cenário, a Secretaria de Saúde buscou uma capacitação junto à Superintendência Regional de Saúde (SRS) para a formação de enfermeiros instrutores, de forma que eles possam multiplicar o conhecimento para toda a equipe da Rede de Saúde.

Como parte desta formação, os 6 instrutores iniciaram nesta semana a aplicação prática da sua formação em uma parceria com o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. O trabalho agora será aplicar a vacina da BCG já na maternidade, assim que as crianças nascerem, aumentando a cobertura vacinal deste imunizante no Município.

“A vacina BCG acondiciona uma proteção muito importante para a criança e ela precisa ser administrada nos primeiros dias de vida do recém-nascido. Então vamos fornecer essas vacinas nas maternidades e garantir que os profissionais que lá atuam tenham o conhecimento técnico para atender a essa necessidade”, destacou a referência técnica da Central de Vacinas, Priscilla Amaral.

A iniciativa prevê a ampliação da capacitação para que, em todas as maternidades do Município, a criança que nasce não tenha alta sem receber a BCG e a vacina da Hepatite B, que também é uma vacina que deve ser administrada logo nos primeiros dias de vida, mas que, diferente da BCG, não precisa de uma formação específica para sua aplicação.

O intuito ainda é que, todos os profissionais de enfermagem da Rede Municipal de Saúde sejam capacitados e se tornem vacinadores aptos a aplicar a BCG, garantindo acesso amplo a qualquer criança nascida em Uberaba, para receber a proteção.

Confira outras notícias: