Previous
Next

Secretário de Serviços Urbanos e Obras fiscaliza qualidade da massa asfáltica aplicada

Compartilhe este post

A Prefeitura de Uberaba realiza o controle de qualidade do asfalto aplicado, diariamente, no programa Asfalto Novo, o maior programa de recapeamento já executado no Município, que visa atingir a meta de 300 km de ruas, avenidas e rotatórias atendidas. Nesta quinta-feira (9), o secretário de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Antônio de Sousa Filho, esteve no bairro de Lourdes acompanhando a retirada do corpo de prova para verificar a compactação.

“Nós iniciamos a análise do material desde o momento da preparação da massa. Temos funcionários que acompanham na usina essa etapa e quando a massa chega às ruas é aferida a temperatura e, nesse momento, nós colhemos uma parte do material para verificar se a receita confere com o que está previsto em contrato”, explicou o secretário da Sesurb.

Após 30 dias da aplicação da massa asfáltica, que é o tempo de cura, é retirado o corpo de prova para verificar a compactação. A equipe sempre solicita a alguém da comunidade que indique um local aleatório para fazer a mensuração.

“É um asfalto com qualidade excelente. Quanto à espessura, o recapeamento acabado, precisa ter no mínimo 2,5 cm. Claro que o nosso asfalto não mantém uma superfície plana, então alguns lugares teremos imperfeições para cima ou para baixo. E a nossa espessura média tem sido constante nessa marca”, assegurou Antônio.

A fiscalização que a Sesurb faz, de acordo com o secretário municipal, dá a certeza de que as empresas estão cumprindo rigorosamente o contrato, em respeito ao dinheiro público. “Todo material laudado fica arquivado como um histórico desse trabalho”.

Durante a visita ao bairro de Lourdes, a aposentada Maria Inês da Silva Albuquerque, moradora do local há 26 anos, foi convidada a conferir de perto a qualidade do asfalto, por meio do corpo de prova. “Serviço de qualidade. Passou no teste”.

Confira outras notícias: