Previous
Next

Sem aumento real, IPTU 2025 será atualizado pelo INPC

Compartilhe este post

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), informa que o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) sofrerá atualização pelo menor índice para o exercício de 2025, conforme Lei Complementar nº 606/2020. Sem aumento real, a correção de 4,27% do valor corresponde apenas à variação acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do período de janeiro a novembro de 2024. Decreto deve ser publicado no Porta-Voz.

Pelo cronograma de pagamento, as guias do imposto devem ser liberadas em janeiro. O contribuinte poderá pagar o imposto à vista até dia 31 de março, mantendo o desconto de 15% sobre o valor integral do imposto, ou com desconto de 20% para quem aderiu ao IPTU Verde até 31 de dezembro de 2024.

Além disso, o cidadão também poderá dividir esse pagamento em até três vezes, mantendo os descontos, com vencimento da primeira parcela em 31 de janeiro de 2025, a segunda dia 28 de fevereiro e a terceira até dia 31 de março, sem multa e juros. Aqueles que optarem pelo parcelamento mais longo, poderão fazer em até dez vezes sem o desconto de 15%. Apenas o desconto de 5% do IPTU Verde será mantido durante todo o ano.

Além de poder baixar as guias de pagamento pelo portal, a Prefeitura vai disponibilizar atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba (Av. Dom Luiz Maria de Santana, 141 – Santa Marta), na Central Tributária ISSQN (Avenida Maranhão, 877 – Santa Maria), das 8h às 18h, e outros pontos a serem divulgados oportunamente.

Para emitir a guia, o contribuinte poderá acessar a Carta de Serviços do Facilita Tudo no portal da Prefeitura de Uberaba, na aba Tributos Municipais ou através do link portal.uberaba.mg.gov.br/iptu.

Confira outras notícias: