Será nesse domingo a carretada de Nossa Senhora do Rosário

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Será nesse domingo, dia 10, a carreata de Nossa Senhora do Rosário. A concentração acontece na Rua Tapajós, número 57, no bairro Vila Celeste a partir das 8h30min.  O cortejo levará as imagens de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Nossa Senhora Aparecida. A celebração em 2020 e agora em 2021, acontecerá em forma de carreata por causa da pandemia de Covid-19.

De acordo com o presidente da diretoria da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/Moçambique Sinfrônio Junior, um dos organizadores, serão visitados durante o trajeto grupos de Moçambique, Ternos de Congo, Vilão, Catopé e Afoxé. “Não poderíamos de deixar essa comemoração passar em branco. Por isso vamos fazer em forma de carreata, pois a tradição não pode morrer. Nossa Senhora do Rosário é a santa dos pretos. Estamos levando essa tradição por mais um ano e não vamos parar”.

 A comemoração foi decretada bem imaterial de Uberaba em dezembro de 2020. A devoção a Nossa Senhora do Rosário chegou ao Brasil junto com os escravos aprisionados para trabalhar no país. De acordo com a historiadora Maria Aparecida ‘Cida’ Manzan, a Santa acabou por se tornar a padroeira dos negros. Em Uberaba, teve origem na irmandade do Rosário, no período em que existia a Igrejinha do Rosário, mas essa celebração acabou quando o santuário foi demolido em 1924.

A ‘Tia Luzia Mapuaba’, matriarca da festa, relata como surgiu a ideia de dar continuidade à comemoração. “Conversando na porta da Igreja São Domingos, perguntamos: ‘Por que não levantar a Nossa Senhora do Rosário? É uma santa muito milagrosa. É a santa da raça negra, do tempo do cativeiro, a santa que os negros escravos chamavam na senzala quando estavam apanhando, quando estavam presos. Eles chamavam e ela atendia’”, relembra a matriarca.

            A carreata passará pelos endereços rua Belém, 283 – Santa Maria, rua Coronel Antônio Rios, 1214 – Santa Marta, rua Engenheiro Nilton Alves do Nascimento, 505 – Recreio dos Bandeirantes, rua Timbiras, 118 – Abadia, Nicolau Baldassare, 103 – Manhathan, av. Marlene Azevedo Silva, 135 – Parque São José, rua Nilton Rosa Nunes, 11 – Elza Amui II, rua Avilda Cantada Araújo, 120 – Jardim Primavera, av. Milton Campos, 789 – Vila Craide, rua Noruega, 4 – Boa Vista, rua Austrália, 190 – Boa Vista, rua República do Haiti, 457 – Fabrício, terminando na rua Geraldo Starling, 213 – Vila Militar.

Sinfrônio, que também é o Rei do Gongo e Taciana Carolina Cardoso Rainha N’jinga convidam toda a população uberabense a participar.

Confira outras notícias: