Serviços de atendimento ao público da Codau já estão com empresas contratadas

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A leitura de consumo e o atendimento do call center da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) passaram a ser executados por empresas contratadas. As licitações para estes dois serviços, amparadas pela Lei Federal 13429/2017, foram realizadas e os trabalhos já foram assumidos pelas empresas vencedoras.

No caso do Fale Codau 115, o contrato foi fechado com a empresa Aux Contact Center (BH). Na avaliação inicial de desempenho do teleatendimento receptivo (para registro de demandas), desenvolvido pela nova empresa, o processo de atendimento foi satisfatório. Ela superou a casa de 90% de ligações atendidas no primeiro contato recebido. Em média, o consumidor consegue falar no CAT dentro de um intervalo de minuto e meio. O tempo de espera reduz ainda mais nos finais de semana, quando o número de chamadas de consumidores é menor.

Já a empresa Tucunduva e Carvalho Motta Ltda. (SP) passou a ser a responsável pela leitura de consumo nos hidrômetros da cidade, com impressão simultânea e entrega das faturas aos consumidores. O serviço começou a operar no dia 1º de julho.

Os novos leituristas estão nas ruas com uniforme da empresa, que inclusive apresenta também a logomarca da Codau nas camisas e no boné. A leitura dos mais de 132 mil hidrômetros instalados na zona urbana e nos bairros rurais passou para a responsabilidade da contratada. “Neste primeiro momento, cinco dos nossos leituristas estão treinando a nova equipe e fiscalizando o serviço em campo para que a rotina de coleta de dados e de entrega das faturas tenham o mesmo padrão que a Codau implementou na cidade”, explicou o presidente da Companhia, José Waldir de Sousa Filho.

Todo o pessoal da autarquia que estava lotado nas duas áreas – call center e leitura de consumo – foi relocado para outras atividades funcionais, de acordo com suas capacidades técnicas e obedecendo a carreira a que pertencem.

“O resultado projetado de maior eficiência na prestação de serviços já deu para ser mensurado no caso do call center. E a tendência é a mesma para o trabalho de leitura de contas. Sendo assim, as atividades fins da Codau que são o abastecimento público, esgotamento sanitário, a drenagem e resíduos sólidos passam a ser exclusivamente o nosso foco de nossa atenção”, frisou José Waldir.

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