A Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) executa na Rua Senador Pena, onde fica o Centro de Artesanato de Uberaba, serviço de manutenção do prédio, edificado no ano de 1932, que abriga duas entidades atuantes no segmento. São elas, a Associação dos Artistas e Artesãos de Uberaba (Casa do Artesão) e Associação das Mulheres Rurais de Uberaba e Região (Amur).
Segundo a Sesurb, neste primeiro momento, está sendo executada a pintura da fachada do prédio. Será avaliado o telhado para retirar raízes que cresceram e pintar os locais danificados, além de outros reparos, sempre visando manter, ao máximo, as diretrizes do tombamento do patrimônio.
Os serviços realizados no espaço estão sendo feitos pela Sesurb, com o contrato de manutenção. O custo previsto, inicialmente, é de cerca de 20 mil reais, além dos serviços que serão realizados diretamente pela Pasta.
O imóvel é um casarão, considerado uma das mais belas residências da época. Localizado na região central da cidade, é um dos lugares mais importantes para compra da produção artística local, com uma ampla variedade de produtos característicos com a identidade de Uberaba, com destaque aos geoprodutos, que remetem ao Aspirante Geoparque Uberaba.
Mesmo com a manutenção, o local está aberto para receber turistas e visitantes. A Casa do Artesão atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. A Amur atende das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 9h às 12h.