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Sete de Setembro será tema de atividades na rede municipal de ensino

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No período de 1º a 3 de setembro, a independência do Brasil será tema de atividades nas unidades de ensino da rede municipal. O projeto Sete de Setembro Uberaba 2021 – ressignificando os símbolos da Pátria foi elaborado pela Secretaria de Educação (Semed), por meio da Diretoria de Apoio à Educação Básica/Departamento de Arte e Cultura.

No rol de atividades sugeridas para serem desenvolvidas no período estão pesquisas sobre a independência do Brasil, confecção de painéis, interpretação de músicas sobre o País, produção de poemas e de vídeos, até tour virtual pelo Museu do Ipiranga.

Além disso, o projeto inclui a ornamentação das unidades de ensino. “A nossa proposta visa ao desenvolvimento de atividades diversas que levem em conta as diferentes faixas etárias e os variados anos de escolaridade que compõem as unidades da rede municipal de ensino, de modo que promova a participação ativa dos alunos”, afirmou a diretora de Apoio à Educação Básica, professora Maria Inez Pucci de Martino Prata.

Chefe do Departamento de Arte e Cultura, professora Cinara Guimarães destacou que pensar o marco de Sete de Setembro, em um contexto educacional, não significa apenas incentivar as comemorações da Independência do Brasil, desde 1822, de maneira alegórica ou mesmo festiva, mas, em verdade, torna-se uma premissa para o desenvolvimento das possibilidades que geram pertencimento e que fomentam a vivência da nossa identidade nacional.

“Este projeto tem por finalidade a apresentação de uma ótica ampla e diversificada do tema Sete de Setembro, tendo em conta sua representatividade e conexão com os sentidos produzidos na contemporaneidade, por meio da interpretação pluridimensional, multidisciplinar e intertextual dos quatro símbolos da pátria: Hino Nacional, Bandeira Nacional, Brasão Nacional e Selo Nacional”, completou Cinara.

De acordo com a secretária de Educação, professora Sidnéia Zafalon, objetivo deste projeto é propiciar o desenvolvimento de ações educativas sobre o Sete de Setembro, junto aos alunos da rede, a partir da abordagem crítica, criativa, dialógica e contextualizada dos quatro símbolos da pátria, considerando a realização de pesquisas, de estudos dirigidos, de reflexões expostas em rodas de conversa, de produção audiovisual e de atividades que suscitem o resgate dos valores cívicos e patriotas.

A titular da Semed pontuou que as ações desencadeadas contemplarão alunos presenciais, seguindo os cuidados de biossegurança, e também os que estão remotos.

O projeto, elaborado por Maria Inez e Cinara, teve ainda a contribuição das assessoras do Departamento de Arte e Cultura, Maria de Fátima Pinheiro de Paiva, Elsa Pajaro Tapixure e Ana Paula da Silva Santos, a quem coube a revisão do material.

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