SIM de Uberaba é referência para municípios da região

Compartilhe este post

O Serviço Municipal de Inspeção (SIM), ligado à Secretaria do Agronegócio (Sagri), tem servido de modelo para prefeituras da região, como a de Conceição das Alagoas, que, agora em junho, enviou equipe a Uberaba para saber detalhes do funcionamento.

Da visita à Sagri participaram o secretário de Agropecuária, Agroindústria e Meio Ambiente de Conceição, João Victor Barbosa, e os diretores de departamentos, Bruno Passos, de Manutenção de Estradas, e Eliane Gomes, de Apoio. Eles se reuniram com as técnicas do Serviço de Inspeção da Prefeitura de Uberaba, Michele André, que é chefe do departamento do SIM, e Lara Rocha, médica veterinária.

Como explicou Michele André, vários municípios do Triângulo Sul têm procurado Uberaba em busca de informações sobre o Serviço de Inspeção Municipal, instalado aqui em 2008. “No caso de Conceição das Alagoas, como o município é integrante do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (Convale), a prefeitura de lá pode trabalhar a implantação do SIM e, paralelamente, do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que tem amplitude nacional”, realçou.

Os caminhos a seguir para implantar a inspeção, disse a diretora da Sagri, incluem legislação própria, contratação de profissionais veterinários para o serviço, sendo que para o Sisbi precisa ser por meio de concurso público, e do SIM pode ser por meio de processo seletivo e, por fim, o cadastramento dos estabelecimentos a serem inspecionados. Michele André enalteceu a importância do serviço de inspeção, afinal é por meio dele que as prefeituras têm como combater a clandestinidade e garantir segurança alimentar para a população.

O secretário de Agropecuária de Conceição das Alagoas, João Victor Barbosa, considerou a conversa bastante positiva. “Viemos buscar justamente isto, informações de como montar e detalhes do funcionamento de um serviço de inspeção. Com esse embasamento obtido, a ideia é levar adiante a proposta de implantar o SIM ou o Sisbi em Conceição das Alagoas”, disse.

João Victor elogiou o trabalho desenvolvido pelo departamento de Inspeção da Secretaria do Agronegócio de Uberaba.

Confira outras notícias: