Previous
Next

Sistema de transposição do Rio Claro já conta com dois motores acionados

Compartilhe este post

A vazão do rio Uberaba no sábado (6) caiu cerca de 13% em relação à média da última semana, o que levou a equipe de engenharia da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas a acionar o segundo motor elétrico do sistema de transposição do rio Claro.

Na noite de sábado (6), o rio Uberaba estava com uma vazão de 1.380 litros/segundo. Diante deste cenário de redução hídrica, foi necessário ligar o segundo conjunto de moto bomba. Desde então, a Codau passou a operar com os dois motores elétricos, bombeando cerca de 380 litros/segundo do rio Claro para aumentar a vazão do rio Uberaba.

Nesta segunda-feira (8) pela manhã, o rio Uberaba estava com vazão de 1.500 litros/segundo, já recebendo a contribuição da transposição com os dois motores em operação. “A tendência é de queda da vazão em virtude do longo período de estiagem aqui no município. Os dois motores elétricos, por enquanto, são suficientes para manter a vazão média captada no rio Uberaba. A nossa perspectiva, com a intensificação da seca, é acionar o terceiro motor do rio Claro, movido à diesel, dentro de um prazo de duas ou três semanas, dependendo do comportamento de vazão do rio Uberaba”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

Este ano, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram registrados 765,40 mm de chuva entre janeiro e agosto. O dado é 16% superior ao mesmo período de 2021, quando o Inmet mediu 661,20 mm de precipitação pluviométrica. “Apesar das chuvas com mais intensidade este ano, o consumo de água em Uberaba subiu 20% entre maio e agosto, em relação aos outros períodos do ano. Por isso, voltamos a frisar sobre a necessidade de evitar o desperdício de água e adoção de medidas de economia por parte de toda a população, nas tarefas diárias de casa, frisou José Waldir”.

Confira outras notícias:

O conteúdo desta página é protegido por direitos autorais e o plágio é estritamente proibido.