Primeiro convênio com o poder público para estudos da aplicabilidade do fosfogesso visa análise ambiental
Em 8 de abril, sexta-feira, a Prefeitura de Uberaba (MG) e a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, celebram parceria para estudo da viabilidade do uso de fosfogesso em aterro sanitário. A ocasião contará com a presença da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e da Presidente da Mosaic Fertilizantes, Corrine Ricard; além de representantes da empresa e do poder executivo municipal.
Esse é o primeiro convênio da empresa para avaliação da aplicabilidade do fosfogesso para uso em aterro sanitário em substituição ao solo virgem. “Esta ação em parceria com a Mosaic Fertilizantes vem para agregar o desenvolvimento sustentável do nosso município e reforça ainda mais o nosso compromisso com o meio ambiente”, enfatiza Elisa Araújo, prefeita de Uberaba.
A Mosaic Fertilizantes tem o compromisso de promover ações que visam o desenvolvimento mútuo e sustentável dos locais onde atua. “Uma parceria como essa nos fortalece no caminho certo em busca de soluções tendo a sustentabilidade como um dos pilares de destaque”, considera Samuel Bortolin, gerente de Produtos da Mosaic Fertilizantes.
Novas soluções em prol da sustentabilidade – Soluções inovadoras e sustentáveis são desenvolvidas pela Mosaic Fertilizantes com os produtos de especialidades. O fosfogesso já é aplicado na agricultura e na indústria cimenteira e ganhará um novo uso caso o estudo indique sua viabilidade. “Nosso objetivo é verificar os ganhos ambientais, uma vez que esse material pode acelerar a decomposição da matéria orgânica. Se forem atendidas as expectativas de resultado, a solução trará maior economia para o poder público e mais segurança na gestão de resíduos”, explica Walter Martins, especialista em Desenvolvimento de Mercado na empresa.
O fosfogesso contém sulfatos, fósforo e enxofre, que são fonte de alimento para as bactérias decompositoras. Como decorrência da oferta de alimento, há um crescimento populacional da espécie, o que leva os micro-organismos a consumirem mais matéria orgânica em menos tempo. “Isso pode gerar muitos benefícios, como aumento de vida útil do aterro e estabilização do líquido lixiviado, mais conhecido como chorume. Além disso, possibilitará, no futuro, às cidades terem acesso a um material alternativo ao convencional, mais tecnológico, que auxilia na cobertura de descarte de resíduos”, ressalta Walter.
Além de contribuir com a sustentabilidade das cidades com a ressignificação do uso do fosfogesso, a Mosaic Fertilizantes atribui valor e maior tempo de vida para sua cadeia produtiva, contribuindo para a economia circular.
A parceria entre a Mosaic Fertilizantes e a Prefeitura de Uberaba prevê, também, a participação da agência de inovação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
Sobre a Mosaic Fertilizantes – Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn.