‘Tá na Mesa’ arrecada mais de 700 kg de alimentos em parceria com eventos

Compartilhe este post

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), por meio do Programa Municipal de Segurança Alimentar “Tá na Mesa”, arrecadou 758,5 kg de alimentos não perecíveis desde o início de parcerias com o setor de eventos, neste mês de março. Os produtos são direcionados para o Banco de Alimentos – uma das ações continuadas do “Tá na Mesa”.

Conforme o secretário adjunto de Desenvolvimento Social de Uberaba, Herval Kobayashi, a cooperação entre o “Tá na Mesa” e produtores de eventos culturais resultou em 435,5 kg de alimentos a partir da meia-entrada solidária neste primeiro mês.
O restante da arrecadação veio da inscrição mediante 1 kg de alimento não perecível para a 1ª Corrida Avança Uberaba, 1ª Caminhada da Mulher e 1º Rally Kids realizados no último dia 26 pela Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel).

O Banco de Alimentos – para onde são destinadas as arrecadações – beneficia famílias em vulnerabilidade social que participam dos grupos de fortalecimento de vínculos dos centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Os alimentos são entregues semanalmente às famílias. Instituições inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) também são contempladas.

“Essas parcerias são boas tanto para o Município quanto para os cidadãos e o setor de eventos. Por um lado, conseguimos fortalecer o Banco de Alimentos, um dos principais equipamentos de segurança alimentar de Uberaba. Por outro, incentivamos a participação da população nos eventos por intermédio da meia-solidária”, afirmou Herval, acrescentando que a Secretaria tem como objetivo sensibilizar mais produtores culturais.

Desde o início do ano, o Banco de Alimentos distribuiu 18,5 toneladas de produtos, beneficiando 330 famílias referenciadas pelos CRAS e mais de 70 instituições do terceiro setor. A maior parte desses produtos são alimentos in natura captados pelo Banco junto a produtores rurais locais e da região.

O Programa Municipal de Segurança Alimentar “Tá na Mesa” busca garantir a segurança alimentar da população uberabense, a partir de ações transversais envolvendo diferentes secretarias e entidades da administração municipal. As principais frentes do programa são o Banco de Alimentos, o Restaurante Popular e a merenda servida aos alunos da rede municipal de ensino.

Confira outras notícias: