Previous
Next

Tempo Integral no Cemea Boa Vista está com inscrições abertas até dia 30

Compartilhe este post

O Centro Municipal de Educação Avançada “Eurídice Ferreira de Melo” (Cemea Boa Vista) está com inscrições abertas, até a próxima sexta-feira (30), para receber novos alunos para o Tempo Integral da rede municipal de ensino. São oferecidas, aos participantes, atividades esportivas e culturais, realizadas dentro do complexo, no período vespertino, no contraturno da aula regular. Os alunos interessados devem procurar as secretarias de suas próprias unidades escolares para mais informações.

Com a finalidade de promover integração entre as unidades escolares e os centros de esporte e lazer do município, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) dá início ao EDA – Educação com Desporto e Arte. Inicialmente, o projeto está atendendo cerca de 164 alunos, do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, das Escolas Municipais Prof.ª Geni Chaves, Arthur de Mello Teixeira e Profª Niza Marquez Guaritá.

Segundo a Semed, a previsão é de atender até o fim do ano, aproximadamente 500 alunos, nos períodos matutino e noturno. Novos polos de atendimento deverão ser criados, além do Cemea Boa Vista, para a oferta de atividades físicas, como futsal, vôlei, natação, judô, kung-fu, ginástica rítmica e acrobática e aulas de pintura em tecido, teatro e violão.

O estudante Alexandre Silva Oliveira, de 14 anos, não consegue esconder o entusiasmo. “É a primeira vez que eu entro numa piscina. Sempre tive muita vontade, mas nunca tinha acontecido. Na primeira vez, eu fiquei com medo porque não sabia nadar. Mas, agora eu estou aprendendo”. Ele conta sobre a mudança de rotina e as novas possibilidades apresentadas pelo Tempo Integral. “Antes, eu ficava o dia todo em casa, mexendo no celular. Hoje, eu faço natação e judô aqui. Me sinto bem aqui, são esportes que sempre quis praticar”, contou.

Dentre os indicadores de avaliação para permanência dos alunos no projeto estão: taxa de frequência e assiduidade às aulas regulares nas escolas; taxa de aprovação; notas acima da média e taxa de intercorrências, como advertências por indisciplinas.

Para o chefe do Departamento de Educação Física Escolar (Defe), Luiz Gustavo Raposo, o projeto é um instrumento de resgate e de redução dos índices de violência nas comunidades, onde as escolas participantes do projeto estão inseridas. “Onde existem programas de apoio ao esporte para jovens, observa-se uma queda anual de 30% da criminalidade. Esses são dados da Unesco no Brasil. É também parte dos objetivos que esses jovens possam se preparar para competições regionais e jogos escolares. Estamos muito empolgados em fazer esse projeto acontecer”, declarou.

Confira outras notícias: