Trio levou toda a carga de armamento e fez motorista e ajudante reféns; eles foram cercados por militares na madrugada desta terça-feira (15), em Divinópolis
Três suspeitos de roubar um caminhão carregado com 164 armas, mais de 40 mil munições e 34 quilos de pólvora foram presos na madrugada desta terça-feira (15) pela Polícia Militar (PM), na região de Divinópolis. Além da carga, o trio também estava fazendo duas pessoas reféns: motorista e ajudante do veículo original de transporte dos armamentos.
Com o rastreamento dos suspeitos e integrando equipes de batalhões de Lavras e Divinópolis, foi possível localizar os ladrões e montar uma operação de cerco contra eles. Houve troca de tiros entre os assaltantes e a equipe da polícia, mas ninguém ficou ferido.
Os três homens envolvidos no crime, dois de 26 anos e um de 18, foram encaminhados à 1ª Delegacia Policial de Oliveira. Eles são de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, mas moravam em Divinópolis, no Centro do estado.
Entenda
O caminhão carregado saiu de Belo Horizonte durante a tarde de segunda-feira (14), com rota definida. As 164 pistolas e as mais de 40 mil munições abasteceriam empresas de segurança, lojas de armas de fogo e outros comércios ao longo do caminho.
Perto do acesso a Carmo da Mata, na BR-381, os suspeitos, que seguiam o caminhão com uma caminhonete, emparelharam os carros e ameaçaram os transportadores com uma arma de fogo. Eles foram forçados a descer do veículo e foram rendidos. Dois suspeitos seguiram para o caminhão com o motorista refém, e outro autor rendeu o ajudante de motorista e o levou até a caminhonete.
Os militares começaram a atender essa ocorrência na tarde da última segunda-feira (14), quando o sistema de vigilância da PM, que usa câmeras já instaladas nas rodovias de Minas, identificou que uma caminhonete trafegava em alta velocidade tinha registro de roubo.
“Até então, não se tinha notícia do roubo da carga. Foi o sistema de monitoramento em tempo real da polícia, que também monitora as irregularidades dos veículos, que comunicou às viaturas”, afirma o tenente-coronel Rodolfo Fernandes, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar.
Os policiais identificaram que os autores estavam entre as cidades de Carmo da Mata e Marilândia. Eles foram perseguidos, quando abandonaram o caminhão com a carga e os reféns e tentaram fugir, todos na caminhonete.
Motorista e ajudante rendidos foram libertados pela PM, veículo usado, armas e munições foram escoltadas e encaminhadas para a 1ª DP de Oliveira.
“Recuperamos primeiro a carga e depois fomos atrás dos autores, que esconderam nas matas da região”, explica o major Marco Paulo, do 23º Batalhão da PM, que também coordenou as atividades de busca.
Os três suspeitos, já na caminhonete, entraram na mata e foram perseguidos pelos militares por um trecho de 30 quilômetros, até Divinópolis. Lá, eles encontraram um cerco formado por diversos agentes da PM. e se entregaram, na madrugada desta terça-feira (15).
Os autores foram presos, a caminhonete roubada apreendida e levados à 1ª DP de Oliveira.
Sem relação
No mesmo dia, na segunda-feira (14), uma empresa de segurança privada de Belo Horizonte amanheceu com 15 armas furtadas. Nesse caso, a firma havia perdido as chaves há duas semanas e não trocou a fechadura, o que facilitou o crime.
A Polícia Militar descarta ligações entre o furto de armas em BH e o roubo de carregamento na BR-381. A corporação afirma que são eventos distintos, com alguma coincidência, mas que não estão ligados a uma mesma quadrilha ou grupo organizador.
Fonte: OTempo