A partir de quarta-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba amplia a oferta do teste de DNA HPV em mais dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, especialmente naquelas que funcionam até as 20h. O exame é indicado para mulheres entre 25 e 64 anos e representa um avanço importante na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de colo do útero.
De acordo com a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, Uberaba foi escolhida pelo Estado como município piloto para implantação desse protocolo inovador. “Esse avanço para a saúde da mulher em Uberaba é muito significativo, porque, além de detectar lesões antes que evoluam para o câncer, possibilita ampliar o intervalo de coleta para até cinco anos nos casos negativos. É com muito orgulho que participamos dessa implantação, lembrando ainda que a vacina contra o HPV continua sendo fundamental e mais eficaz quando aplicada antes do início da vida sexual”, ressaltou.
Segundo a diretora de Atenção à Saúde, Aline Tristão, o teste apresenta maior sensibilidade em comparação ao Papanicolau tradicional. “Nós conseguimos identificar alterações antes mesmo do surgimento das lesões no colo do útero, o que aumenta muito as chances de tratamento e de cura. É fundamental que as mulheres procurem a UBS mais próxima de suas casas para o exame”, destacou.
Uberaba é município pioneiro na implantação desse exame no Brasil. A coleta do teste de DNA HPV começou no dia 15 de agosto em duas unidades-piloto, nos bairros Beija-Flor e Volta Grande, e agora será disponibilizada em mais de dez unidades de saúde, sendo elas: Abadia, Aluízio Prata, Ézio de Martino, Valdemar Hial Júnior, Roberto Árabe, George Chireé, Maria Teresa, Álvaro Guaritá, Luiz Meneghello, Residencial 2000, Romes Cecílio, Rio de Janeiro e Mário Sérgio Rodrigues Cordeiro.
A Secretaria reforça a importância da adesão das mulheres à iniciativa. “Queremos sensibilizar as mulheres para que não deixem de cuidar da saúde. O diagnóstico precoce salva vidas e esse exame é uma oportunidade de prevenção que está acessível em nossa rede”, completou Aline.

