A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que subiu para três o número de casos suspeitos de varíola dos macacos. Nesta quinta-feira (4), mais um caso foi notificado. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 35 anos. Ele passa bem e está em casa cumprindo quarentena de 28 dias, conforme instrução atualizada da Secretaria Estadual de Saúde. Os outros dois pacientes do sexo masculino com suspeita do vírus, de 29 e 33 anos, também passam bem e estão em casa, em quarentena.
O Departamento de Atenção Básica da SMS segue com o trabalho diário de busca de informação sobre o estado de saúde dos pacientes. Os profissionais monitoram o aspecto das lesões e sintomas que podem ser característicos para a varíola dos macacos, como febre, mal-estar, dor de garganta e outros sintomas gripais.
As investigações seguem o protocolo definido pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Os casos foram comunicados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs)-MG, que compõe a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, conforme protocolo estabelecido.
.