Previous
Next

Uberaba conta com programa pioneiro de digitalização de árvores

Compartilhe este post

Programa pioneiro de digitalização de árvores, o Agrolink, capaz de armazenar num banco de dados digitais as informações de todas as árvores existentes no perímetro urbano do Município, já é realidade em Uberaba. A cidade é a primeira e única de Minas Gerais a contar com o Programa, que integra a segunda fase da construção do Plano de Arborização de Uberaba, em vigor desde o ano passado.

O objetivo é melhorar a gestão pública da arborização urbana. A implantação do novo software se deu por meio de licitação vencida pelo Arbolink, que é uma startup ligada à empresa Propark – Paisagismo e Ambiente, que elaborou a primeira fase do Plano de Arborização.

O projeto foi financiado pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio de medidas compensatórias impostas aos infratores ambientais. O promotor Carlos Valera, da Coordenadoria Regional da Promotoria de Meio Ambiente, destacou que o MP acredita no potencial de Uberaba, justamente porque o Governo tomou a decisão de fazer o Plano de Arborização.

“Nós entendemos que, tendo a decisão, deveríamos ajudar na implementação desse plano. E o Arbolink dá concretude ao Plano de Arborização, para melhoria da qualidade ambiental de Uberaba”, disse Valera.

Para ele, com a evolução do cadastramento das árvores, será possível atingir o que recomenda a Organização das Nações Unidas, de que os municípios tenham 12 metros quadrados árvore por habitante.
Para a prefeita Elisa Araújo, esse é um dia histórico para Uberaba. “Mais um passo rumo à modernização, dentro de um processo digital que vai trazer muito mais agilidade e transparência no trato com as demandas de arborização do Município ”, salientou.

O novo sistema vai receber demandas de diversas formas, através de diversos canais, como dos munícipes, da Câmara de Vereadores, processos administrativos, que passarão a ser digitalizados.

Confira outras notícias: