Previous
Next

Uberaba deve fechar safra atual com 85 mil hectares de soja

Compartilhe este post

Em reunião na sede do Sindicato Rural, agora em dezembro, membros do Conselho de Safra de Uberaba confirmaram o plantio de 100% da lavoura de soja no município. A área plantada deve ficar em 85 mil hectares.

Participaram dos trabalhos, representantes da Secretaria do Agronegócio, Emater, SRU, IBGE e Conab. Os técnicos disseram que o plantio do grão está concluído em Uberaba. A expectativa é de que a área plantada, da safra 2024/2025, fique na casa dos 85 mil hectares, um pouquinho menor que a anterior, que fechou em 90 mil hectares.

De qualquer maneira, enfatizou o extensionista Petrônio Silva, da Emater, que os números só serão todos fechados nestes próximos dias. “Estamos indo a campo para confirmar a debandada no plantio de milho no Município e se ela foi ou não para a lavoura de soja. Se isto procede, os números da soja podem ser ainda melhores para a atual safra”, comentou o técnico.

Quanto ao desenvolvimento da lavoura de soja, o agrônomo da Sagri, Salvador Miziara, ressaltou que, até o presente momento, ele é bastante satisfatório. “O tempo está ajudando e a maioria da lavoura já floriu,” disse ele. Por outro lado, os técnicos alertaram que em alguns pontos do Município, com o excesso de chuvas, já começaram a aparecer pragas como ferrugem e cigarrinha.

Sobre a lavoura de milho, os conselheiros entendem que o plantio ficará longe da estimativa inicial de 20 mil hectares. Até o momento, segundo o Conselho, foram detectados apenas 3 mil hectares plantados com o grão no município. A justificativa, apontaram, está no baixo preço do milho no mercado, em contrapartida com os altos custos do plantio.

Quanto à cana-de-açúcar, cuja colheita da safra está chegando ao fim, a avaliação é que Uberaba mantém a liderança do ranking nacional com 120 mil hectares de área plantada e outros 15 mil em formação. Para a safra vindoura, a tendência, segundo os conselheiros, é de que a área plantada cresça um pouco mais, em torno de 4%.

A reunião de safra apontou ainda que é crescente a produção de hortifrutigranjeiros em Uberaba. A lavoura de batata supera 4 mil hectares, de mandioca – 1.400 hectares e de cenoura – 1.200 hectares.

Confira outras notícias: