A primeira Zona de Processamento de Exportação das Regiões Sul e Sudeste do Brasil, foi inaugurada nesta segunda-feira (25), em Uberaba. A ZPE Dr. Renato Miranda Caetano Borges foi inaugurada com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, e está pronta para entrar em operação. As empresas interessadas já podem apresentar o projeto e a sua intenção de investimento.
A ZPE é um distrito industrial que recebe um pacote de incentivos dos governos federal, estadual e municipal para atrair empresas e indústrias que direcionam seus produtos e serviços para exportação. Na ZPE podem se instalar empresas produtoras de bens com foco prioritário na exportação. As interessadas passam por uma análise da administradora da ZPE e pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE).
De acordo com o secretário executivo do CZPE, Fábio Pucci Martins, 2024 está sendo um ano histórico para o regime do processo de exportação no Brasil, haja vista que até o ano passado existiam apenas duas ZPEs no país, e só neste ano foram inauguradas duas, e uma delas é em Uberaba. “Este ano, nas reuniões do conselho, aprovamos nove novas empresas para ZPEs que estão em funcionamento e isso significa um investimento esperado de R$26 bilhões. Sendo assim, faço votos de que nas nossas reuniões tenhamos vários novos projetos empresariais para aprovação na ZPE de Uberaba”, afirma o secretário executivo.
Para Uberaba, a inauguração de ZPE é a vitória de um processo que perdurou por cerca de 15 anos. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, lembrou que a implantação da ZPE foi uma prioridade desde o início, quando existia apenas a área e um decreto. “Para chegar no que temos hoje foi muito trabalho, de toda a equipe da Sedec. Estou com a sensação de dever cumprido. Agora é trazer as empresas para a ZPE de Uberaba”, afirma Rui Ramos.
E neste sentido, com foco em trazer empresas ao município, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, revelou que em conversa com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio de Avelar, definiu a realização de um evento chamado “Vem para Uberaba”. Objetivo é atrair empresas para se instalarem na ZPE. Além disso, Elisa garantiu que na próxima gestão Uberaba vai continuar desenvolvendo. “O nosso grande pilar para o próximo governo será a inovação, temos potencial, contamos com um Centro de Inovação que é referência para o Brasil e que gera muitos resultados”, afirma.
O delegado da Receita Federal, Luiz Claudio Martins Henrique, lembrou que a inauguração da ZPE em Uberaba é um grande marco para as Regiões Sul e Sudeste do país. “Iremos atuar dentro do limite das suas atribuições, mas com uma visão de proximidade e parceria, a fim de garantir a fluidez dos trabalhos e a conformidade aduaneira com as operações de importação e exportação que acontecerão”, afirma o delegado.
Os sócios da ZPE Uberaba, a Aciu, e membros da família Caetano, também participaram da solenidade de inauguração. Rodrigo Caetano Borges, filho do Dr. Renato Miranda Caetano Borges, que dá o nome a ZPE de Uberaba, recebeu, em nome da família, uma homenagem da Prefeitura de Uberaba, pelos feitos do pai, que era um grande empresário uberabense.