Previous
Next
Previous
Next

Uberaba inaugura primeira Central de Logística Reversa do interior de Minas Gerais

Compartilhe este post

O Ministério do Meio Ambiente e a Prefeitura de Uberaba, por meio da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), inauguraram nesta sexta-feira (1º) a Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos no município. Esta é a primeira unidade do interior de Minas Gerais e tem a parceria da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos (Abree), que ficará responsável pela retirada dos produtos armazenados em Uberaba e também pela destinação ambientalmente correta, conforme convênio assinado.

O presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, destacou que agora a população terá um espaço para a destinação correta dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos que estão sem utilidade. “Todo esse material será direcionado para a Abree, sem nenhum custo para a Codau. É um marco histórico para a nossa cidade, que foi a primeira do interior do estado a compor esta associação”, enfatizou.

A solenidade de inauguração contou com a presença da diretora de Gestão de Resíduos Sólidos e Qualidade do Solo do Ministério do Meio Ambiente, Juliana Carvalho Rodrigues. Ela ressaltou que Uberaba avança com a implementação desta Central para destinação adequada dos resíduos eletroeletrônicos, que podem ser desde um fone de ouvido até uma geladeira, por exemplo. “Esses materiais têm valor e podem ser reinseridos na cadeia produtiva. O reaproveitamento desses resíduos é uma medida sustentável e que também traz benefícios sociais e econômicos”, completou. De acordo com ela, esta inauguração está alinhada ao Programa Lixão Zero, do Ministério do Meio Ambiente.

Também presente ao evento, a analista de Relações Institucionais da Abree, Tamara Monteiro de Figueiredo. Ela destacou que “a poluição produzida por esses produtos, que são descartados incorretamente, contamina as vias, rios e mares de todo o mundo. Se esses equipamentos forem administrados e descartados de maneira certa é possível reduzir a emissão de gases e metais que prejudicam o nosso bem-estar. Além disso, esse tipo de serviço gera empregos e ajuda na economia do País”.

A inauguração também contou com as presenças do vice-prefeito Moacyr Lopes; do secretário municipal de Meio Ambiente, Edno César da Silveira; da diretora de Ações Urbanas da Codau, Cássia Cristina Silva, além de outras autoridades e equipe técnica da Companhia.

A Central de Logística Reversa está instalada no Centro de Tecnologia e Educação Ambiental (Ceta), no Parque das Barrigudas, na Univerdecidade. O funcionamento para a entrega dos materiais é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Podem ser descartados na Central, por pessoas físicas, produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos e seus componentes, tais como geladeira, fogão, computador, celular, rádio, televisão, bebedouro, cafeteira, câmeras de vídeo e fotográfica, impressora, máquinas de lavar roupa e louça, ventiladores de teto e mesa, modem, roteador, micro-ondas, entre outros.

Confira outras notícias: