Previous
Next

Uberaba inicia aplicação da 3ª dose em idosos asilados

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O Governo Municipal inicia, nesta quarta-feira (1º), a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos asilados. As equipes de vacinação vão se deslocar até os asilos para proceder com a imunização desses idosos.

O Ministério da Saúde anunciou recentemente a necessidade de reforço na imunização em idosos acima de 70 anos. Mesmo com o avanço na vacinação, esse público ainda representa a maior parcela da população com vulnerabilidade para o enfrentamento da Covid-19.

Os estudos desenvolvidos mostraram que a vacinação permitiu reduzir significativamente a ocorrência de casos graves e óbitos pela Covid-19, particularmente na população acima de 60 anos. Conforme o Ministério da Saúde, nesse grupo, em particular, a mortalidade foi reduzida para níveis próximos aos menores índices observados nos melhores períodos da pandemia.

A aplicação da dose de reforço da vacina para todos os idosos acima de 70 anos deverá ser administrada 6 meses após a última dose do esquema vacinal, considerando a 2ª dose ou a dose única. A vacina a ser utilizada para a dose adicional deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro, da Pfizer ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral Janssen ou AstraZeneca.

Uberaba já atingiu toda a população acima de 18 anos contemplada com a 1ª dose e segue com os postos abertos para atender as pessoas que, por algum motivo, ainda não conseguiram comparecer para receber o imunizante.

A vacinação de 2ª dose continua no Município, conforme a data agendada no Cartão de Vacinas, com as doses de Coronavac e AstraZeneca, aplicadas nos drives da Funel e Shopping Uberaba, além das Unidades de Saúde. E as doses da Pfizer com aplicação apenas na Funel e Shopping Uberaba.

A Secretaria Municipal de Saúde segue no aguardo de um posicionamento do Estado quanto à possibilidade de seguir com a vacinação no público menor de 17 anos.

Confira outras notícias: