A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o público alvo para testagem rápida da dengue será ampliado. A partir de segunda-feira (24), todas as unidades irão testar pacientes dentro da janela temporal de sintomas, ou seja, do primeiro ao terceiro dia. Anteriormente, estavam sendo testados usuários do Grupo B (condições especiais, risco social ou comorbidades).
Além disso, para otimizar o atendimento na rede de saúde, a unidade referência, CeDengue, será reaberta, na próxima terça-feira (25). A CeDengue funcionará na Unidade Regional de Saúde (URS) Boa Vista, das 7h às 17h, de segunda a sexta. A unidade contará com atendimento médico e de enfermagem. O paciente será acolhido sob livre demanda e terá acesso à serviços como testagem, aferição dos sinais vitais, hidratação e medicamentos. A URS Boa Vista está localizada na Rua Dr. Adílson Resende Facure, 321.
Nesta semana, Uberaba recebeu uma nova remessa de testes rápidos, com 6 mil unidades. Os testes estão sendo repassados para as unidades de saúde, conforme a necessidade de cada uma. A SMS reforça que segue monitorando o cenário do município, para tomada de decisões assertivas. Ressalta ainda a importância da eliminação dos criadouros e a busca por atendimento médico ao surgirem os sintomas.
De acordo com o manual Dengue: Diagnóstico e Manejo Clínico – Adulto e Criança, do Ministério da Saúde, os principais sintomas da dengue incluem:
- Febre alta (39°C a 40°C) de início súbito
- Dor de cabeça intensa, especialmente atrás dos olhos (dor retro-orbitária)
- Dores musculares (mialgia) e/ou articulares (artralgia)
- Prostração, caracterizada por cansaço extremo
- Náuseas e vômitos
- Manchas vermelhas na pele (exantema)
- Dor abdominal intensa e contínua
- Sangramentos de mucosas, como nas gengivas ou nariz