Foto: Arquivo/PMU
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu nesta terça-feira, 7, um importante reconhecimento: quatro experiências desenvolvidas no município foram aprovadas pelo Observatório de Boas Práticas da Atenção Primária à Saúde e passam a integrar o painel oficial de boas práticas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Os certificados foram entregues à secretária de Saúde, Valdilene Rocha, durante o Conexão Minas-Saúde, maior evento de saúde pública do estado, que segue até quinta-feira, dia 9. A Superintendência de Atenção Primária da SES-MG oficializou o reconhecimento das iniciativas, que agora passam a figurar no painel estadual e poderão compor outras ações e publicações técnicas do Estado.
As quatro experiências reconhecidas foram:
“Letramento sobre gênero e sexualidade”; “Gestão integrada e monitoramento estratégico: a construção de duas UBSs em Uberaba com recursos estaduais e prazo otimizado”; “Grupo Donas: integração, saúde física e mental na comunidade”, e “Implantação do Programa Hiperdia Infantil com monitoramento contínuo por sensores de glicemia e Teleconsultoria na Atenção Primária”.
As iniciativas contemplam temáticas estratégicas para o fortalecimento da Atenção Primária: Educação em saúde no cuidado integral à população; monitoramento estratégico de obras das UBSs; capacitação e atualização de conhecimentos essenciais para a gestão clínica e melhoria da comunicação com o usuário por meio do uso de tecnologia.
Durante o Conexão Minas-Saúde, a secretária Valdilene Rocha também participou como palestrante na ala “Emergências em saúde pública: antecipar para salvar vidas”, apresentando o tema “Plano de Ação 2025: o sistema de defesa integrado contra arboviroses”. Ela destacou as estratégias implementadas por Uberaba para vigilância, prevenção e resposta rápida a surtos virais, reforçando a importância da integração entre as áreas de vigilância e assistência.
A secretária comemorou o reconhecimento estadual. “O reconhecimento é muito válido para Uberaba, pois diante de uma boa estratégia de enfrentamento das emergências públicas, conseguimos atender a população em tempo oportuno. Evitamos casos graves, internações e óbitos, e não deixamos colapsar a região, apesar das dificuldades com leitos hospitalares. Foi importante demonstrar nossa estratégia para outros municípios e é muito significativo receber esse reconhecimento do Estado. É satisfatório saber que fomos observados em períodos de emergência e conseguimos conter a epidemia sem colapsar a rede de saúde, com reflexos positivos em toda a região”, disse Valdilene.
Promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), o Conexão Minas-Saúde é o maior evento de saúde pública do Estado. O encontro reúne gestores, profissionais e especialistas para discutir desafios, avanços e estratégias que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento também promove diálogo e troca de experiências entre municípios, equipes técnicas e instituições, incentivando integração, inovação e qualificação da gestão e da assistência em saúde.

