Três destinos turísticos de Uberaba estão entre os dez atrativos mais acessados este ano, no Estado, segundo relatório da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).
“Na lista dos Top 10 figuram o Museu dos Dinossauros, a segunda cachoeira de Peirópolis (Marzola) e a cachoeira Vale Encantado”, informou a diretora de Turismo, Feiras e Eventos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Maria Aparecida Basílio.
O levantamento dos destinos mais procurados, na busca do Portal Minas Gerais da Secult, aponta para 11.459 acessos no período de janeiro até o dia 24 de junho, sendo 693 ao Museu dos Dinossauros – que ocupa o terceiro lugar geral; 536 à cachoeira Vale Encantado e 463 para a cachoeira Marzola, em quinto e sétimo lugares, respectivamente.
Uberaba faz parte do Circuito Turístico Rota do Triângulo.
“As tendências globais do turismo apontam que os viajantes consideram vitais as viagens sustentáveis e que a pandemia impulsionou a transição das rotas internacionais para as domésticas. Temos grandes motivos para comemorar, mas é necessário antes de tudo ter a compreensão de que é necessário oferecer uma infraestrutura adequada e garantir a permanência do turista em nosso destino”, afirmou o titular da Sedec, secretário Rui Ramos.
O Museu dos Dinossauros, que integra o Complexo Científico e Cultural de Peirópolis, está fechado desde o ano passado para visitações presenciais – em razão da pandemia – porém, adotou o modelo de visitas virtuais agendadas.
A cachoeira do Marzola, de fácil acesso, também está localizada no bairro rural de Peirópolis, sendo muito procurada por turistas que visitam a região do Sítio Paleontológico. A queda d’água, de aproximadamente 3 metros, é o local fica bem próximo à comunidade.
Com área de aproximadamente 38ha e idealizada para a preservação ambiental, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) cachoeira Vale Encantado está distante 25 quilômetros de Uberaba.
São mais de cinco nascentes no local, que também é servido por uma queda d’água de aproximadamente 15 metros, em meio à mata fechada, com águas claras e cristalinas, um convite ao banho.
“Os números apontados pelo Portal Minas Gerais da Secult comprovam o potencial turístico de Uberaba e toda região, o que será fundamental na retomada econômica em meio à pandemia”, finalizou o secretário Rui Ramos.