O Governo Municipal deu mais um passo, nesta quarta-feira (12), para a implantação em Uberaba da Rede Integrada de Proteção ao Turismo, liderada pela Polícia Militar e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). A presidente do Conselho Municipal de Turismo, Paula Cusinato, abriu a reunião virtual e destacou o interesse da comunidade uberabense em integrar essa Rede, o que foi imediatamente confirmado pela diretora de Turismo, Feiras e Eventos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Maria Aparecida Basílio.
A assessora da Superintendência de Políticas de Turismo da Secult, Júlia de Oliveira, fez a apresentação do programa, observando que a Rede tem baixo custo e alto retorno. Ela destacou a necessidade de engajamento da comunidade e da sociedade civil organizada na participação da Rede, para que o projeto se concretize. A participação de todos deve ser efetiva e, com maior atração de turistas, a cidade aumenta sua renda, com o uso dos serviços. O próximo passo é desenvolver um plano de ações por parte do Município.
Além do secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes, os presidentes da Aciu e da CDL, Anderson Cadima e Fernando Xavier, fizeram questão de participar da reunião e referendaram apoio à iniciativa da Prefeitura de Uberaba de integrar a Rede Mineira de Proteção ao Turismo. Também participaram membros do Conselho Municipal de Turismo, representantes do Sindicato Rural, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e outros integrantes da Sociedade Civil Organizada.
A Rede Integrada já foi implantada nas cidades de Ouro Preto, Monte Verde e Poços de Caldas. A PMMG e Secult enviaram cartilha virtual à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), distribuída às instituições que integrarão a Rede na cidade.
“Nós ficamos muito felizes com a implantação da Rede Integrada, isso significa que o caminho para estruturação do nosso turismo já se inicia com o envolvimento de todos”, destacou a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.
A Rede busca desenvolver ações integradas de forma a propiciar ambientes seguros e, assim, valorizar e fortalecer o turismo e a cultura. Vai mobilizar representantes de órgãos públicos, instituições, prestadores de serviço ao turismo e comunidade, para juntos proporem estratégias e soluções na melhoria constante da segurança e da qualidade de vida da população. Assim, o destino turístico desenvolverá ações conjuntas em torno dos pilares da segurança, turismo e cultura. O programa é utilizado como uma estratégia de intervenção preventiva focada na mobilização social que visa a redução dos índices de criminalidade e, principalmente, a melhoria da sensação de segurança.