Escola Carlos Alberto de Andrade Rizzini, em São Paulo, é uma das 25 beneficiadas pelo Escola Transforma em 2022 e inaugurou as ações projeto no último dia 4 de novembro
Escolas municipais das cinco cidades inauguram ações do projeto, que busca melhorar indicadores de qualidade da educação municipal
Desde ontem (8) até amanhã (10), escolas municipais de cinco cidades localizadas na região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, em Minas Gerais, estão promovendo um dia dedicado a inaugurar e comemorar as ações implementadas pelo Projeto Escola Transforma nas suas dependências. Entre elas está a Escola Municipal Vicente Alves Trindade, em Uberaba, que, por meio do projeto, passa a contar com uma horta para apoiar a merenda escolar, um parquinho novinho em folha e uma sala de leitura com mobiliário lúdico e rico acervo de livros.
Além da escola de Uberaba, também estão inaugurando as melhorias do Escola Transforma a Escola Municipal Professora Cecy Cardoso Porfírio, em Uberlândia, a Escola Municipal Antônio Matias Pereira, em Coromandel, a Escola Municipal Padre Inácio, em Araxá, e a Escola Municipal Santa Bárbara, em Ibiá.
Patrocinado pela Nutrien Soluções Agrícolas, uma das maiores plataformas de soluções agrícolas do País, e realizado em parceria com a Rede Educare, que realiza projetos voltados à educação em todo o Brasil, o projeto Escola Transforma busca proporcionar melhorias dentro de instituições de ensino para, assim, contribuir para alavancar os indicadores de qualidade da educação municipal. As ações vão desde aquisição de materiais e qualificação de espaços para aprendizagem até a formação de educadores e voluntários.
Com as intervenções do projeto, cerca de 2.500 estudantes do Ensino Fundamental I e II de Uberaba, Uberlândia, Coromandel, Ibiá e Araxá estão sendo beneficiados. O Escola Transforma faz parte do programa Nutrien Transforma, que tem o objetivo de alavancar o engajamento da empresa com os projetos sociais nas comunidades em que atua visando ao desenvolvimento local. O ponto de partida do projeto é conhecer as necessidades das instituições educacionais para depois transformá-las.
“São novidades que fazem os estudantes terem acesso a atividades que, no dia-a-dia, eles não têm, como a sala de leitura, que ficou muito linda. Às vezes, o aluno não tem condição de ter acesso a isso em casa e, aqui na escola, agora podemos proporcionar esses espaços. O parquinho para estimular a interação social entre eles está sendo excelente. Isso serve como incentivo para trabalhar dentro de sala. Além da horta, que trouxe a questão do meio ambiente, da sustentabilidade, proporcionando que eles vejam como funciona um plantio. Foi de muita valia para nós e esperamos manter essa parceria o máximo possível”, declara a diretora da Escola Professora Cecy Cardoso Porfírio, em Uberlândia, Taísa Pereira.
Mais de 9 mil estudantes beneficiados em 2022 – As escolas municipais de Minas Gerais são cinco das 25 que estão sendo contempladas pelo Escola Transforma em 2022. As instituições beneficiadas estão localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rondônia e Tocantins. As melhorias irão beneficiar uma comunidade escolar de mais de 9 mil estudantes.
“Seguimos mais um ano com o compromisso de fortalecer a Educação, acreditamos que o Projeto Escola Transforma proporcionará a melhoria dentro das escolas nas cidades que atuamos, além de apoiar na qualificação pedagógica para que gerem impactos positivos no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes dessas comunidades. Em 2022, já estamos presente em 25 cidades com o projeto e estamos levando o nosso programa de voluntariado para possibilitar ainda mais ações para as escolas que participam do projeto.”, explica a gerente de sustentabilidade e responsabilidade social da Nutrien na América Latina, Rita Moreno.
Todas as iniciativas do projeto Escola Transforma são pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são um apelo global construído pela ONU e seus parceiros em prol da Agenda 2030 para geração de impacto social e garantia de um futuro melhor e mais sustentável para todos. A meta do projeto é, até 2024, atender mais de 50 escolas em todo o país.
“O projeto é criado de forma coletiva. Contamos com a participação das Secretarias Municipais de Educação, com o corpo docente das escolas, pedagogos, educadores e voluntários. Identificamos juntos as necessidades para cada escola e assim, entregamos essas ações transformadoras que fortalecem a escola, a comunidade e o voluntariado”, realça Kátia Rocha, CEO Rede Educare.
SERVIÇO:
UBERABA
Escola Municipal Vicente Alves Trindade – 1ª entrega do Escola Transforma
Ações implementadas: Criação da Horta/ Criação de Sala de Leitura/ Criação do Parquinho em espaços concedidos pela escola
UBERLÂNDIA
Escola Municipal Professora Cecy Cardoso Porfírio – 2ª entrega do Escola Transforma
Ações implementadas: Criação de Sala de Leitura/ Criação do Parquinho/ Criação da Horta em espaços concedidos pela escola/ Pinturas e Reparos na estrutura da escola/
COROMANDEL
Escola Municipal Antônio Matias Pereira- 3ª entrega do Escola Transforma
Ações implementadas: Criação de Sala de Leitura e Criação Parquinho em espaços concedidos pela escola/ Revitalização da Horta/ Pinturas e Reparos na Quadra/ Placa nova com o nome da escola
ARAXÁ
Escola Municipal Padre Inácio – 1ª entrega do Escola Transforma
Ações implementadas: Criação da Horta/ Criação de Sala de Leitura/ Criação de Parquinho em espaços concedidos pela escola
IBIÁ
Escola Municipal Santa Bárbara – 1ª entrega do Escola Transforma
Ações implementadas: Revitalização da Horta/ Criação de Sala de Leitura/ Criação do Parquinho em espaços concedidos pela escola
Sobre a Rede Educare – A Rede Educare nasceu em 2008 inspirada pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Nesses 14 anos, tornou-se referência no Brasil em projetos de transformação social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas. Especializada em leis de incentivo, atua em todo o Brasil, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, comemora Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.
Sobre a Nutrien Soluções Agrícolas – No Brasil, a Nutrien Soluções Agrícolas é uma das maiores plataformas de soluções agrícolas e tem o compromisso em servir aos agricultores no país de forma inclusiva e sustentável por meio de um novo conceito de varejo, que inclui um amplo portfólio de produtos, serviços e soluções. A empresa oferece um atendimento presencial diferenciado e uma logística inteligente, com uma experiência individualizada e integrada a uma plataforma digital. Está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Pará, Maranhão Tocantins, Rondônia e Acre, com 120 unidades comerciais, entre lojas e centros de experiências, 2 unidades de beneficiamento de soja, 4 misturadores de fertilizantes, 1 fábrica de nutricionais e mais de 700 consultores especializados. Com cerca de 2.500 colaboradores, a Companhia continua em plena expansão dos seus negócios para outras regiões e segue cumprindo seu plano estratégico de crescimento, investindo em aquisições, ampliação de unidades e implantação de novas tecnologias que alavancarão a presença da Nutrien no país para atender às necessidades dos agricultores de forma simples, ágil e inovadora. Mais informações sobre a atuação no Brasil no site da Nutrien.