FOTO DIVULGAÇÃO A Atlética da Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a campeã do último Intermed Minas, realizado, em 2019, em razão da pandemia
Medicina da UFMG venceu a última edição por 14 pontos de diferença da UFJF, que havia sido bicampeã, nos anos anteriores
A disputa está acirrada entre as 23 Associações Atléticas de Medicina que competem na 27ª edição do Intermed Minas, realizada até nesta terça-feira (11), em Uberaba. Cerca de quatro mil pessoas, de 18 cidades do estado, entre atletas e torcida, participam de 450 jogos, disputando 27 modalidades esportivas, individuais e coletivas, no feminino e masculino, nas divisões Ouro e Prata. A realização é da Associação Acadêmica Atlética Djalma Santos (AAADS), a organização da EXP Produções, em parceria com a Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel).
A Atlética da Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a campeã do último Intermed Minas, realizado, em 2019, em razão da pandemia. Conhecida como Conclave Médico Desportivo, somou 163 pontos no placar geral. A vice colocada foi a Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com 149 pontos, apenas 14 atrás da líder. Em terceiro, ficou a Associação Atlética Lucas Machado da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), com 127 pontos.
A presidente do Conclave da UFMG, Larissa Marques da Fonseca, explica que 250 atletas estão na competição. “O último título foi disputado ponto a ponto com a equipe sede do evento, em Juiz de Fora. Nosso objetivo é que o Conclave seja campeão do Intermed Minas, aqui em Uberaba, consagrando nossa 23ª vitória em competições”, frisa Larissa.
O diretor da Atlética da Medicina da UFJF, Moisés Vilela, salienta que o grupo levou o campeonato de 2018, quando os jogos foram realizados, em Uberaba, e também, em 2017, em Pouso Alegre. “Nossa expectativa é sermos campeões de novo, em Uberaba. Treinamos o ano inteiro, desde que voltamos da pandemia. Tivemos uma renovação muito grande na faculdade, mas todos compraram muito a ideia. A gente chegou forte como nunca com 180 atletas e a nossa expectativa é conquistar o tricampeonato”, finaliza Moisés.
A disputa é realizada no sistema chamado de ‘mata-mata’, em que, a cada vitória, a equipe avança. Ao final, é somada a pontuação de cada atlética, em cada modalidade. Aquela com mais pontos gerais é a campeã e leva o troféu. O atleta destaque de cada partida recebe mascote dos jogos. A programação está nas redes sociais do Intermed Minas e os resultados no perfil oficial do Twitter @minasintermed.
Modalidades. O Intermed Minas traz basquete, futebol de campo, futebol de salão, handebol, judô, natação, pebolim, peteca, sinuca, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A disputa é realizada em nove praças esportivas de Uberaba. Após as competições, os organizadores trazem 28 apresentações artísticas, com shows e DJs. São injetados R$3 milhões na economia, gerados 1200 empregos diretos e 3600 indiretos, em quatro dias. Os jogos ainda beneficiam 14 escolas públicas, utilizadas como alojamentos, e as praças esportivas públicas, onde são realizadas as partidas.