Unidades de Saúde terão Dia Rosa e ficam abertas até às 20h nesta quarta-feira (20)

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Nesta quarta-feira (20), Uberaba promove o Dia Rosa do Outubro Rosa, com todas as Unidades de Saúde ficando abertas até às 20h realizando a coleta de exames de Papanicolau e entrega de pedidos de mamografia. Além dessas ações em prol do Outubro Rosa, as Unidades também estarão realizando teste rápido para sífilis, HIV, hepatites B e C.

A chefe do Departamento de Atenção Básica, Aline Tristão, destacou que as ações de prevenção e promoção são realizadas ao longo do ano, e que no mês de outubro é realizada essa sensibilização maior, com um chamado para que as mulheres cuidem da sua saúde. “Estamos fazendo esse trabalho em todas as nossas Unidades de Saúde, levando para essas mulheres todo o acesso e informação, o que é muito importante para a saúde de mulher, para que ela tenha o conhecimento do seu próprio corpo e faça todo o acompanhamento preventivo”, ressaltou.

A coleta de exames de Papanicolau é realizada mediante agendamento prévio em qualquer uma das Unidades de Saúde. O teste ajuda na detecção de alterações nas células do colo do útero, possibilitando o diagnóstico de lesões, muito antes de evoluir para um câncer. O exame de Papanicolau também é capaz de identificar infecções como: clamídia; sífilis; gonorreia; HPV; candidíase; tricomoníase. Além disso, possibilita a identificação de nódulos e cistos no colo de útero.

Durante o Dia Rosa também será realizada a entrega de pedidos de exames de mamografia. O exame radiológico feito nas mamas possui alta resolução e fornece imagens detalhadas capazes de identificar precocemente o câncer de mama, antes mesmo que a mulher tenha sintomas.

Além dessas ações que serão realizadas em todas as Unidades de Saúde de Uberaba, algumas Unidades também irão promover outras atividades. A USF Dr. João Francisco Naves, no Rio de Janeiro, irá promover uma palestra sobre violência psicológica contra a mulher. Na UMS Valdemar Hial será realizada uma ação educativa sobre a prevenção do câncer de mama e importância da mamografia.

Na USF Virlânea Augusta, no bairro Maracanã, será realizada a palestra “Incontinência Urinária e Auto-estima”. Já na USF Norberto será promovida uma ação educativa sobre a qualidade de vida e saúde da mulher. Na USF Rosa Maria será realizada uma palestra sobre sífilis.

Confira outras notícias: