Faltando pouco mais de um mês para o início do ano letivo de 2022 na rede municipal de ensino, escolas e Cemeis já têm diretores e vices novos, nomeados no final do ano passado, por meio do Decreto 1.606, publicado no Porta-Voz, edição de 29 de dezembro.
Os gestores cumprirão mandatos de quatro anos (2022-2025) à frente de 38 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental e de 37 Cemeis, que compõem a rede municipal de ensino de Uberaba.
Dos 113 nomeados, apenas 16 são designados, ou seja, são indicados e não passaram pelo processo de certificação de diretores lançado no ano passado pela Secretaria de Educação de Uberaba (Semed). O processo foi desenvolvido em três fases: prova objetiva, apresentação do plano de gestão e eleição pela comunidade escolar.
Em todas as escolas da rede, os 38 diretores nomeados fizeram a certificação. Dentre os vices, 36 já foram nomeados, sendo 30 efetivos e seis designados. Todos foram escolhidos em assembleia nas unidades de ensino com a participação da comunidade escolar, seguindo critérios, como ter habilitação específica.
Nos Cemeis, 27 gestores nomeados são efetivos – deste total, 15 são certificados – e 10 designados. A nomeação dos profissionais de apoio que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil será efetivada ainda em janeiro, antes da volta às aulas, informou a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon.
Os profissionais indicados foram nomeados conforme os critérios previstos no edital de certificação, tais como ter experiência comprovada nas áreas docente e/ou pedagógica, ou de gestão em educação (nas redes públicas ou particulares) de, pelo menos, dois anos.
Além disso foi utilizada a avaliação de desempenho. Segundo a secretária Sidnéia, a meta pretendida, com a adoção dessas medidas, foi manter um padrão de profissionais na gestão das unidades escolares da rede municipal de ensino.
Sidnéia avalia como positivo o resultado da certificação, que privilegiou o servidor de carreira da Educação dando-lhe oportunidade de pleitear a gestão de uma unidade escolar. Ela também ressaltou que todo processo transcorreu dentro da legalidade e transparência.
“Agora, o que a gente espera é colher os resultados da certificação por meio da boa gestão das unidades da rede municipal”, afirmou a secretária.
Adjunta da Educação, Cristiana Borges destacou que a Semed promove, na quarta-feira, dia 12, uma reunião com todos os diretores da rede. “Será o pontapé para uma série de ações previstas no âmbito do pró-gestão”, encerrou.