Previous
Next
Previous
Next

Vacina contra meningite C fica disponível para trabalhadores da área da Saúde

Compartilhe este post

O Governo Municipal de Uberaba está ampliando a vacinação contra a meningite a trabalhadores da Saúde, a partir desta quinta-feira (30). O imunizante poderá ser procurado pela categoria em todas as Unidades de Saúde da rede municipal. A estimativa inicial é de que a vacina fique disponível a esse público até 23 de fevereiro de 2023.

Com a medida, Uberaba segue recomendação do Ministério da Saúde. A recomendação de vacinação dos trabalhadores da Saúde contra o sorogrupo C, com esquema de uma dose, considera a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade.

A vacina meningocócica C (Conjugada), como é chamada tecnicamente, foi implantada na rotina de vacinação das crianças em 2010. Atualmente é disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação no esquema primário de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade.

Outro alerta do Ministério: as crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, tiveram também ampliação e podem, agora, ser vacinadas até os 10 anos, 11 meses e 29 dias, conforme Instrução Normativa do Ministério da Saúde.

Confira outras notícias: