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VLI inicia novo fluxo ferroviário de fertilizantes do TIPLAM (SP) até o Triângulo Mineiro

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  • Movimentação utiliza recém-inaugurada tulha de carregamento no complexo portuário paulista;
  • Projeto em parceria com a TFER prevê ainda a implementação de um novo terminal de transbordo em Uberaba (MG);
  • Investimento total supera os R$ 100 milhões.

A VLI, empresa de logística que opera terminais, ferrovias e portos, anuncia a implementação de uma nova estrutura de carregamento que permitirá que os insumos fertilizantes importados via TIPLAM (porto na Baixada Santista) sejam movimentados integralmente por um modal ferroviário até o Terminal de Transbordo do TFER, em Uberaba, no Triângulo Mineiro. O investimento para viabilizar a operação é de R$ 107 milhões. Inicialmente, a capacidade instalada neste sistema comportará a movimentação de 825 mil toneladas ao ano.

A partir de agora, os insumos fertilizantes serão carregados no TIPLAM por intermédio de uma nova tulha de carregamento e então percorrerão aproximadamente 1 mil quilômetros por meio da malha da Ferrovia Centro-Atlântica (Corredor Centro-Sudeste), otimizando a operação logística e proporcionando ganhos em eficiência e ambientais, uma vez que há redução das emissões provenientes do consumo de combustíveis derivados de petróleo.

O projeto, idealizado em parceria com o TFER, prevê ainda a implementação de um novo terminal no Distrito Industrial da Uberaba (MG). A previsão de ativação do terminal é o quarto trimestre deste ano. Até lá, as operações serão realizadas com destino ao Terminal VLI localizado no município de Araguari (MG). O terminal TFER em Uberaba terá como objetivo primário realizar o transbordo ferroviário e armazenagem do fertilizante para atendimento dos mercados mineiro e goiano.

“Com a introdução deste novo sistema logístico, a VLI reforça o seu compromisso em atender o setor produtivo nacional com a singularidade que cada fluxo necessita. Além disso, contribui para o fomento à industrialização no Triângulo Mineiro e comprova sua capacidade em corresponder à crescente demanda do agronegócio brasileiro”, afirma Alexandre Biller, gerente de Desenvolvimento de Negócios da VLI.

Preparado para atender à crescente demanda do agronegócio localizado na região do Triângulo Mineiro, o TFER realizará o recebimento, armazenagem e movimentação dos produtos para as companhias de fertilizantes instaladas no Distrito Industrial de Uberaba (DI3) e região. Este projeto nasce com estrutura de ponta gerando eficiência, capacidade e qualidade para as empresas do setor, fomentando ainda mais o desenvolvimento econômico da região através do modal ferroviário. 

Sobre a VLI – A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Sobre o TFER – Criado a partir da união de duas empresas e com o foco no desenvolvimento do terminal rodoferroviário localizado no distrito industrial em Uberaba DI3 (principal polo produtor de fertilizantes de Minas Gerais, onde serão prestados serviços de descarga e limpeza de vagões, transbordo, armazenagem, e embegamento de fertilizantes), o TFER é uma joint venture entre a Link Logistic Group e a Construtora Terraço.

A Link Logistic Group é uma empresa que completa, em 2021, 15 anos de experiência em operações logísticas e desenvolvimento de terminais rodoferroviário em diversos estados brasileiros. A Construtora Terraço é uma das principais empresas na área de engenharia e gestão de obras de infraestrutura, com forte atuação nos segmentos ferroviário, mineração e siderurgia, somando mais de 45 anos de mercado, com mais de 3 mil colaboradores e 350 obras concluídas durante todos esses anos, em todo o país.

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