Um público formado por engenheiros, arquitetos, universitários, professores e empreendedores imobiliários participou do I Workshop sobre Aprovação de Projetos Imobiliários, promovido pelo Governo Municipal, por meio da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), nesta quinta-feira (7). Realizado no anfiteatro do Ceta, no Parque das Barrigudas, o evento tratou de temas ligados à implantação de infraestrutura de saneamento na cidade.
O presidente da Companhia, José Waldir de Sousa Filho, explicou que Uberaba saiu na frente e elaborou uma metodologia inovadora para a contrapartida na utilização das redes da Codau e na implantação de redes para novos empreendimentos. “Nosso objetivo é dar transparência e normatizar os empreendimentos, no que tange ao saneamento básico. Esta fórmula dará igualdade para todos os empreendedores, levando em consideração aspectos como o número de lotes, a distância para as infraestruturas da Codau e a característica social do empreendimento. Isso também vem resgatar a capacidade de investimento da nossa Companhia”, disse o presidente. Ele destacou que o workshop foi uma oportunidade para que os profissionais da área pudessem contribuir na construção dos critérios estabelecidos e na forma de pagamento das contrapartidas dos empreendedores.
Na abertura do evento, a prefeita Elisa Araújo ressaltou que o momento é importante, pois trata do crescimento da cidade de maneira consciente e responsável. “Não adianta desenvolver a cidade, aumentando os loteamentos sem a devida destinação, por exemplo, do esgoto, e sem a devida captação de água”, disse. Ela ressaltou que a presença das entidades e dos profissionais é uma forma de trazer a comunidade para participar do desenvolvimento urbano de Uberaba, de forma transparente, aplicando as regras igualmente para todos.
O gerente de Desenvolvimento e Projetos da Codau, Gean Carlos Ferreira Borges, fez a apresentação da metodologia de contrapartidas para utilização de redes da Companhia, do roteiro de checklist de Análise de Loteamentos e o detalhamento de obrigações sobre instalações de redes de distribuição de água potável e esgotamento sanitário. “Toda a equipe técnica da Codau elaborou os documentos com base nas especificações do saneamento de Uberaba e o aperfeiçoamento das normas, e a contribuição da sociedade é um legado deste workshop”, frisou o gerente.
A metodologia foi baseada em parâmetros técnicos referentes às redes de infraestrutura de saneamento. Os custos de implantação seguem a tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), mantida pela Caixa e IBGE. Já o roteiro de checklist serve para que os interessados em construir na cidade tenham uma referência de como formatar um projeto, em relação às exigências da Codau.
Presente no evento, o primeiro vice-presidente do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro, Reinaldo Santos, destacou a iniciativa da Codau. “Queremos elogiar a abertura da Codau em ouvir os profissionais, isso é bom para todo mundo. Sugerimos que fossem criados um manual de instrução técnica e um ambiente de atendimento aos profissionais, para tirar dúvidas neste momento de transição”, afirmou.
Após as contribuições repassadas no workshop, a Codau vai formatar todos os critérios e, posteriormente, o documento estará disponível no site da Companhia (www.codau.com.br). O workshop contou com o apoio do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro, da Sociedade Civil Organizada (SCO) e da Delegacia Regional da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg). Na abertura estiveram presentes os vereadores Marcos Jammal e Tulio Micheli. Também participaram a secretária de Planejamento, Isabella Soares Nascimento e o presidente do Sinduscon, Luciano Veludo.