2º Encontro Regional de Turismo e Cultura debate políticas públicas do setor na região

Compartilhe este post

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), e Fundação Cultural de Uberaba (FCU), em parceria com o Circuito Turístico Rota do Triângulo e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) promoveram nesta terça-feira (14) o primeiro dia do 2º Encontro Regional de Turismo e Cultura. Vale destacar que nesta quarta-feira (15) a programação continua, das 8h às 11h30, no Parque das Barrigudas, na Univerdecidade.

O objetivo é fortalecer e debater as políticas públicas do setor cultural e turístico na região, favorecendo a aproximação do Governo com os gestores de cultura e turismo, evidenciando as tradições, histórias e costumes que representam a mineiridade.

A prefeita Elisa Araújo agradeceu a presença de todos e ressaltou os 26 municípios participantes da Associação do Circuito Turístico Rota do Triângulo que atuam para fortalecer o turismo da região resgatando as afinidades turísticas, culturais, sociais e econômicas, assim como a atuação do governo do Estado na valorização do setor. “O governador Romeu Zema conhece bem nossas riquezas e demonstrou a valorização do setor lançando o Reviva Turismo. Mais de 17 milhões, de Parcerias Público-Privadas e patrocínios, que pretendem fomentar 100 mil empregos, colocando Minas Gerais entre os três principais destinos do país”, afirmou.

“Desde o início do Governo, a prefeita vê a importância dos setores que promovem o desenvolvimento regional, e o turismo é um dos pilares para esse crescimento. Uberaba tem potencial turístico para avançar, mas trabalhar regionalmente torna o turismo mais forte. E o nosso trabalho tem sido nesse sentido”, disse Ramos.  

Para a subsecretária de Estado de Turismo, Ane da Silva Souza, o encontro de cultura e turismo, acontecendo no Ano da Mineiridade, é uma forma de celebrar toda beleza e diversidade distribuída pelo território de Minas Gerais. “Significa valorizar a nossa essência, o ser mineiro, a nossa tradição. E para trabalhar o turismo temos que pensar na cultura como ferramenta e apoio.”

O evento contou com a presença da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo; do secretário da Sedec, Rui Ramos; do presidente da FCU, Cássio Facure; da diretora de Turismo, Feiras e Eventos, Maria Aparecida Basílio; do gerente do Parque Tecnológico de Uberaba, Paulo Fernando Rocha Ventura; da subsecretária de Estado de Turismo, Ane da Silva Souza; do vereador Tulio Micheli, de representantes de 26 municípios, além dos parceiros CNC; Fecomércio-MG; Sesc; Senac; Sindicomércio Uberaba; Sebrae; Fiemg Regional Vale do Rio Grande; Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap); Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale); e Projeto Geopark Uberaba.

Confira outras notícias: