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60% dos alunos da rede estão presencialmente em sala de aula

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De volta à sala de aula presencialmente, após um ano e meio de aulas remotas e um semestre no modelo híbrido, alunos da rede municipal de ensino estão redescobrindo o prazer de frequentar a escola, de conviver com os colegas e os profissionais que atuam nas instituições de ensino.

Acolhidos pelos gestores, professores e demais servidores, os estudantes atenderam ao chamado da Secretaria de Educação (Semed), que registrou 60% de presença nos quatro primeiros dias de aulas em 2022. O índice compreende os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o ano letivo de 2022, a rede matriculou 27.226 alunos. Nesta quinta-feira, havia 16.330 estudantes distribuídos nas 75 unidades escolares, sendo 38 escolas e 37 Cemeis. “A cada dia, notamos um aumento no número de alunos em sala de aula, mas ainda nos preocupa que 40% não estejam presencialmente na escola”, colocou a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon.

Segundo ela, parte desses estudantes se encontra ausente porque está com síndrome gripal, ou algum familiar está com a enfermidade; outros têm comorbidades e têm assegurado o direito de ficar em casa, mas também estimamos que há casos de alunos que não foram porque os pais optaram por não enviar à escola.

“Quero deixar muito claro às famílias, que tanto os Cemeis quanto as escolas da rede municipal estão preparados para esse retorno. As equipes foram orientadas e os gestores têm sido rigorosos com o cumprimento das medidas de biossegurança”, afirmou Sidnéia.
Ainda de acordo com ela, “a escola é um lugar seguro e as crianças precisam voltar para a sala de aula, tanto pelo aspecto pedagógico quanto de socialização. Além disso, alunos com 20 faltas consecutivas e sem justificativa perdem a vaga na rede pública.  

“Não podemos permitir nenhum aluno para trás e, nesse sentido, as equipes de inspeção da Secretaria farão um levantamento dos motivos pelos quais ainda há um volume expressivo de alunos fora da sala de aula”, revelou Sidnéia.

Mesmo com a retomada 100% presencial, a Semed renovou a parceria com a TV Câmara para transmissão das aulas como complemento das aprendizagens e também para atender quem está em casa.

De segunda a sexta-feira, as aulas para a Educação Infantil são transmitidas às 13h30. Já para o Ensino Fundamental I as aulas começam às 14h e, em se tratando do Ensino Fundamental II, os alunos devem ligar a TV ou acessar o YouTube (SemedUberaba) a partir das 15h30.

A programação das aulas para os alunos da rede municipal de ensino é disponibilizada nas redes sociais da Semed: Facebook e Instagram.

Refeições – Levantamento feito pela Seção de Alimentação Escolar da Semed, também considerando os primeiros dias de aulas em 2022, não apontou nenhum problema com a merenda servida nas unidades escolares.

“Tivemos apenas alguns pequenos contratempos, como falta de café e a desistência do fornecedor de pães, na sexta-feira, dia 4, quase às vésperas da volta às aulas, mas nenhum deles impossibilitou o preparo das refeições”, informou a chefe da Seção, Camila Cristina da Silva.

Ela avaliou que a empresa contratada emergencialmente para fornecer a alimentação escolar, a Soluções Serviços Terceirizados – Eireli, foi ágil na solução dessas intercorrências, razão pela qual a semana encerrou sem que tivesse sido reportada qualquer reclamação das unidades quanto à merenda.

Ainda conforme Camila, o resultado surpreendeu positivamente, porque a empresa teve apenas 10 dias, desde a data da publicação do contrato até o início das aulas, para estruturar as cozinhas nas unidades escolares e contratar profissionais.

“É uma avaliação positiva, mas dentro do que esperávamos que ocorresse, pois buscamos outra empresa para que a alimentação escolar da rede seja de qualidade, o que não vinha acontecendo com a fornecedora anterior”, ressaltou Sidnéia.

Tráfego – Já o transporte escolar apresentou vários problemas pontuais, desde a segunda-feira, adiantou a secretária de Educação. Atualmente, 3.627 alunos estão cadastrados para o transporte escolar urbano e rural e a Semed busca solução para os casos registrados.

Alguns deles por conta das condições das estradas rurais, castigadas pelas chuvas recentes, outros porque o número de alunos matriculados cresceu muito às vésperas do início do ano letivo e não foi possível incluí-los de imediato no transporte.

Mas, também houve registro de ausência de motoristas para transportar os alunos da zona rural, atrasos e falta de veículos, situações que levaram a Semed a notificar extrajudicialmente a empresa contratada, que terá cinco dias para se manifestar.

“Estamos debruçados sobre as planilhas do transporte, reforçando orientações aos gestores e a comunidade escolar, conversando com a empresa, cobrando e buscando o melhor caminho, pois nenhum aluno pode ficar para trás”, reforçou Sidnéia.

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