Foto Divulgação
O gerente de Operações Marcelo Paiva destaca a importância de reaproveitar e reciclar, minimizando os rejeitos
O Shopping Uberaba atualizou o PGRS-Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos visando a otimizar os serviços. O gerente de Operações Marcelo Paiva reuniu os colaboradores para a entrega do documento que objetiva a adoção efetiva e sistemática de ações eficientes nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Há produtos que demoram séculos para se decompor, a garrafa de vidro, por exemplo, demora 500 anos. O que o Shopping recolhe é doado para a Cooperu- Cooperativa de Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Líquidos de Uberaba.
Na Cooperu, os catadores, trabalhadores essenciais para a gestão dos resíduos, fazem a separação e por esta atividade são remunerados garantindo o sustento de suas famílias. “É a preocupação do Shopping Uberaba com a preservação do meio ambiente e, também, com a geração de renda para os catadores que desenvolvem um serviço fantástico”, elogia. Marcelo observa que deve-se garantir o máximo reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos – que não possuem viabilidade técnica e econômica para reciclagem. O Shopping Uberaba atualizou o documento com algumas normas e procedimentos para a otimização dos serviços.
As ações se estendem à padronização dos sacos de lixo, o oferecimento de lixeiras para recicláveis e não recicláveis, visando conscientizar lojistas e suas equipes para o tema. O Shopping destina um contêiner para receber o papelão das lojas; coleta óleo de cozinha usado dos restaurantes e o entrega à indústria de produtos graxos visando cumprir as metas europeias de combustíveis renováveis e, ainda, recolhe pó de café usado por restaurantes e cafeterias para usar como fertilizante nas plantas espalhadas na área externa do Shopping. Pilhas e lâmpadas e outros também são recebidos em espaços específicos no Shopping. Os produtos recolhidos inservíveis são destinados à empresa Soma, que providencia o transporte para o Aterro Sanitário.